Document details

Análise do impacto dos elementos sonoros de videojogos de terror na imersão e envolvimento do jogador

Author(s): Oliveira, Cláudia Sofia Mateus

Date: 2024

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/26491

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto

Subject(s): Jogador; Imersão; Videojogos; Elementos sonoros; Terror; Player; Immersion; Video games; Sound elements; Horror


Description

Sendo perceção comum que o som tem um grande impacto nos jogadores em videojogos de terror, ele tem como função principal evocar reações intensas de medo e ansiedade, o que intensifica a imersão do jogador, considerando que influencia a perceção e a resposta emocional do mesmo. Foi criada uma dissertação com uma componente pratica integrada, de forma a poder analisar o impacto dos efeitos sonoros de um videojogo de terror relativamente a imersão e ao envolvimento do jogador. A análise teórica foi feita através de teorias e estudos de casos anteriores, enquanto a análise da componente prática foi realizada através de dados biométricos, análises visuais e um questionário no final da experiência. Através destes estudos, foi possível verificar que a ausência de som afetou a imersão dos jogadores, havendo uma frequência cardiaca inferior nas sessões sem som e uma maior nas sessões com som. Relativamente ao registo dos dados verbais e comportamentais, também houve alguma diferença, mas não foi muito significativa, sendo as reações vocais e comportamentais semelhantes. Em relação ao questionário, a presença de som, provou que existiu um maior envolvimento por parte dos jogadores aquando de jogar o videojogo. Através da análise dos diferentes dados, foi possível compreender que a presença de som nos videojogos afeta positivamente a imersão e o envolvimento dos jogadores a vários níveis.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
Contributor(s) REPOSITÓRIO P.PORTO; Lima, Jorge
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents