Document details

Da teoria à prática: Entrevista a fisioterapeutas como estratégia pedagógica para a aplicação e integração dos conteúdos curriculares

Author(s): Lopes, Sofia ; Silva, Sandra ; Figueira, Vânia ; Lopes, Sofia

Date: 2025

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.22/30834

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto


Description

O trabalho colaborativo, como abordagem pedagógica, permite desenvolver tarefas em equipa capacitando os estudantes a enfrentar desafios complexos. Permite cooperação, comunicação, desenvolvimento de competências sociais e aprendizagem entre pares, sob a forma de projetos e/ ou debates em pequenos grupos, resolução de problemas e atividades práticas, como entrevistas. Neste sentido, foi objetivo avaliar a satisfação dos estudantes quanto à realização de uma entrevista a Fisioterapeutas, de forma a aplicar e integrar os conteúdos programáticos da Unidade Curricular de Introdução à Profissão, lecionada no 1º ano do Curso de Licenciatura em Fisioterapia do Instituto Politécnico da Saúde do Norte. Dos 203 estudantes inscritos na Unidade Curricular, 135 constituíram a amostra em estudo. Quanto à satisfação relativamente à entrevista, 95% (n=128) dos estudantes, auto-reportaram que se encontravam muito satisfeitos ou satisfeitos com esta prática pedagógica. Os resultados parecem indicar que os estudantes auto-percepcionaram que a entrevista apresentou-se como uma dinâmica de aprendizagem inovadora.

Document Type Conference paper
Language Portuguese
Contributor(s) REPOSITÓRIO P.PORTO
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents