Autor(es):
Karpyuk, António ; Garcia, Bruna ; Santos, Diana ; Silva, Hugo ; Lamas, Maria Céu ; Ferreira, Stephanie ; Mota, Sandra ; Amorim, Maria Manuela ; Ribeiro Lamas, Maria do Céu ; Lopes Ferreira, Stephanie ; Amorim Sousa, Maria Manuela
Data: 2025
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.22/30843
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
Descrição
No âmbito da formação dos estudantes da licenciatura Ciências Biomédicas Laboratoriais (E2S, P. Porto), enquanto futuros profissionais de saúde, é fundamental promover experiências pedagógicas que coligem o conhecimento técnico-científico à capacidade de comunicação. A atividade sobre Higiene das Mãos foi concebida e dinamizada por 4 estudantes do ensino superior (ES) para 30 crianças do Ensino Básico (3º e 4º ano), constituiu uma estratégia de intervenção comunitária orientada para a promoção da literacia em saúde. Atividade lúdica e interativa, adaptada à faixa etária, sensibilizou crianças para a importância da higiene das mãos através de exposição teórica, jogos, demonstração de técnicas, simulações e sementeiras. A avaliação pré e pós-sessão demonstrou resultados positivos. Simultaneamente, constituiu uma oportunidade formativa para estudantes do ES, promovendo competências transversais como comunicação em saúde, pensamento crítico e adaptabilidade. Esta prática pedagógica evidenciou-se como estratégica na promoção da saúde individual e coletiva, sendo valorizada pelos estudantes em relatório como modelo eficaz na conceção de intervenções educativas em saúde.