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Aptidão física e actividade física da população escolar do distrito de Vila Real : Um Estudo em crianças e jovens de ambos os sexos dos 10 aos 18 anos de idade

Author(s): Cardoso, Manuel Vitorino Teixeira

Date: 2000

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10216/10057

Origin: Repositório Aberto da Universidade do Porto


Description

O presente estudo pretende "radiografar" o estado de Aptidão Física e da Actividade Física Habitual nas crianças e jovens do distrito de Vila Real.Os seus propósitos são os seguintes: (1) identificar os níveis de aptidão e actividade física referenciada à saúde em crianças e jovens de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 10 e 18 anos de idade; (2) verificar se os níveis de aptidão e actividade física se comportam de igual modo em ambos os sexos; (3) se os rapazes possuem níveis de aptidão e actividade física superiores às raparigas e se estes aumentam com a idade; (4) facultar elementos que possam dotar a rede escolar do distrito de Vila Real em informações por forma à adopção de estratégias para elevarem o nível de aptidão física e actividade física dos alunos em relação à saúde.A amostra é constituída por 786 alunos, 395 de sexo masculino e 391 do sexo feminino, do 5º ao 12º anos de escolaridade entre os 10 e 18 anos de idade, do distrito de Vila Real.A avaliação criterial da aptidão física foi feita através da bateria de testes "Prudential Fitnessgram" nas seguintes provas: Curl-up, Push-up, Trunk-lift e a Milha.Para avaliar a actividade física foi utilizado o Questionário de Baecke et al. (1982), o qual permite estimar os índices de actividade física no trabalho/escola (IAFE), índice de actividade física no tempo de lazer (IAFL), índice de actividade física no desporto (IAFD) e índice de actividade física total (IAFT).Os procedimentos estatísticos usados foram os seguintes: (1) para estimar a fiabilidade dos resultados utilizamos o coeficiente de correlação intra-classe (R) e o erro padrão de medida (Epm); (2) a descrição das variáveis foi feita através da média (m) e do desvio padrão (dp); (3) a comparação entre sexos, em cada intervalo de idade, foi realizado a partir do t-Teste de medidas independentes; (4) a comparação das médias ao longo dos anos de escolaridade e intervalos de idade foi feita com base na ANOVA a 1 factor (One-Way ANOVA) ...

Document Type Master thesis
Language Portuguese
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