Autor(es): Sousa, S ; Albuquerque, G ; Severo, M ; Costa, AR ; Moreira, P ; Lunet, N ; Padrão, P
Data: 2024
Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/10216/165744
Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto
Autor(es): Sousa, S ; Albuquerque, G ; Severo, M ; Costa, AR ; Moreira, P ; Lunet, N ; Padrão, P
Data: 2024
Identificador Persistente: https://hdl.handle.net/10216/165744
Origem: Repositório Aberto da Universidade do Porto
A literacia nutricional é um componente fulcral da literacia em saúde, e tem sido associada positivamente à prática de uma alimentação saudável. Os instrumentos atuais de medição deste conceito têm a desvantagem de depender bastante da capacidade dos participantes para ler ou fazer cálculos matemáticos, dificultando a sua aplicação em indivíduos com baixa escolaridade. Avaliam apenas conhecimentos teóricos, pelo que também não refletem diretamente a relação entre estes conhecimentos e a capacidade de fazer escolhas alimentares adequadas. O projeto NUTLY pretendeu ultrapassar algumas destas limitações, através do desenvolvimento de um instrumento de medição da literacia nutricional baseado em fotografias, e validação para aplicação na população adulta residente em Portugal. O instrumento NUTLY tem como premissa a comparação de alimentos com diferentes perfis nutricionais, focando-se em conhecimentos e competências com relevância prática para a escolha alimentar. O objetivo do presente artigo é divulgar esta ferramenta entre profissionais de saúde a exercer funções em Portugal, bem como discutir as suas principais potencialidades de aplicação (nomeadamente nos contextos da educação alimentar, saúde pública, investigação científica e nutrição clínica).