Document details

Balanced scorecard como sistema de avaliação de desempenho de uma instituição de ensino superior pública municipal

Author(s): Dias, Ana Bárbara Silveira Mendonça Santos

Date: 2017

Origin: Oasisbr

Subject(s): Balanced scorecard; Instituições de ensino superior; Avaliação de desempenho


Description

Esta dissertação tem por objetivo desenvolver um modelo de avaliação de desempenho por meio da estruturação do Balanced Scorecard em uma Instituição de Ensino Superior Pública Municipal, a Faculdade Municipal da Palhoça (FMP), no estado de Santa Catarina. Para tanto, a revisão sistemática da literatura científica internacional (por meio de um procedimento bibliométrico), permitiu a elaboração de uma estrutura de BSC adaptada para IES públicas, com indicadores e categorias baseados na literatura e alinhados de acordo com a missão, a visão, os valores, os objetivos e as metas da FMP. A construção dessa estrutura adaptada do BSC foi validada pelos gestores da FMP utilizando questionários e entrevistas para construção das funções de valor e taxas de compensação, que auxiliaram na construção de um mapa estratégico e na proposição de recomendações para melhoria do desempenho da IES. Como resultado, observou-se que Sustentabilidade foi a perspectiva com maior relevância para a FMP (50%), e com menor desempenho, este sendo 34,06; seguido por Stakeholders (20%), com baixo desempenho, equivalente a 37,72; Aprendizado e Crescimento (16%), com o melhor desempenho entre as perspectivas, equivalente a 68,15; e Processos Internos (14%), com o desempenho equivalente a 45,46.

Document Type Master thesis
Language Portuguese
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents