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"Saúde e saber: Segredo de viver" - Intervenção escolar na promoção da saúde

Autor(es): Sousa, Ana Filipa Domingues ; Carvalho, Dulce Helena Ferreira de ; Ribeiro, Jacira Patrícia dos Santos ; Apóstolo, Jorge Manuel Amado ; Barroso, Teresa Maria Mendes Dinis de Andrade ; Santos, Margarida Reis ; Lomba, Maria de Lurdes Lopes de Freitas

Data: 2021

Origem: Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Assunto(s): crianças; adolescentes; educação; saude escolar


Descrição

Introdução - A educação e promoção da saúde constituem-se uma prioridade, pelo que a implementação de programas de educação para a saúde a crianças/adolescentes, traduzir-se-á em ganhos em saúde. O projeto "Saúde e Saber: Segredo de Viver", constitui-se projeto de extensão à comunidade da ESEnfC em parceria com instituição de ensino privado de Coimbra. A população alvo inclui crianças/adolescentes do pré-escolar ao ensino secundário (3 aos 18 anos de idade), educadores/professores e encarregados de educação, envolvendo docentes, enfermeiros e estudantes de enfermagem. Objetivos - Promover estilos de vida saudáveis em crianças/adolescentes, capacitando-os para uma tomada de decisão consciente e informada. Metodologia - Realizou-se diagnóstico das necessidades formativas, com professor da instituição educativa. Recorreu-se à dramatização, jogo didático, música e técnicas motivacionais como estratégias de intervenção. Realizaram-se 4 sessões no ano letivo 2018/2019: "Higiene das Mãos", "Hospital da Brincadeira" (desmistificação do medo associado aos cuidados de saúde), "Educação Postural" e "Higiene do Sono". No ano letivo 2019/2020, realizou-se uma sessão: "Álcool: Verdades e Consequências". Atendendo à idade dos alunos, utilizaram-se diferentes metodologias de avaliação: questionários (caracterização sociodemográfica, avaliação de conhecimentos pré/pós sessão), discurso direto, desenhos/texto livre, no dia da intervenção e follow up. Resultados - "Higiene das Mãos": recorreu-se à música/dramatização para promover aprendizagem. Três meses depois, crianças realizavam gestos de lavagem das mãos. Professores mencionaram que as crianças lavavam mais as mãos. Realizaram desenhos, identificando "micróbios, mãos limpas/sujas". Pais referiram que, em casa, retificaram familiares/amigos. "Hospital da Brincadeira": educadores/professores/pais apontaram para a diminuição do medo associado aos profissionais/serviços de saúde e alguns procedimentos. "Educação Postural" e "Higiene do Sono": análise dos questionários de avaliação de conhecimentos pré/pós-sessão, evidenciou maior percentagem de respostas certas uma semana depois. Professores relataram preocupação dos alunos com a postura, e solicitação de exercícios de relaxamento aprendidos. Pais relataram a importância da atividade e sentido de responsabilidade dos filhos, que retificarem postura dos familiares. Alguns alunos mencionaram conseguir dormir melhor, colocando em prática estratégias aprendidas. Um mês após a sessão, professores denotaram melhoria na concentração dos alunos. "Álcool: Verdades e Consequências": recorreu-se ao jogo Quizz, desmistificando-se mitos, contribuindo para aquisição de conhecimentos, verificando-se maior percentagem de respostas corretas pós sessão. Conclusões - As crianças/adolescentes participaram ativamente nas sessões. Conclui-se que as metodologias ativas/participativas utilizadas, mostraram-se adequadas às faixas etárias escolhidas, na capacitação de crianças/adolescentes para adoção de comportamentos saudáveis coerentes com a aprendizagem ministrada.

Tipo de Documento Outro
Idioma Português
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