Autor(es):
Silva, Margarida Alexandra Nunes Carramanho Gomes Martins Moreira da ; Silva, Armando Manuel Marques ; Veríssimo, Cristina Maria Figueira ; Menino, Eva Patrícia da Silva Guilherme
Data: 2022
Origem: Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Assunto(s): Enfermagem Familiar; Enfermagem Comunitária; Desenvolvimento de Competências Transversais.; Avaliação de Aprendizagens
Descrição
A Prática pedagógica surge na Unidade Curricular de Opção Enfermagem Familiar, do 2º semestre, do 1º ano, do Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária na Área de Enfermagem de saúde Pública, da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Com a unidade curricular pretende-se que os estudantes adquiram e desenvolvam competências para a capacitação de grupos e comunidades, nomeadamente das famílias que vivenciam processos de transição saúde doença, e para a integração e coordenação dos programas de saúde de âmbito comunitário. Para isso, devem, no final da unidade curricular, ser capazes de: ï¶ Analisar os conceitos centrais e enquadradores da enfermagem de saúde familiar, bem como, os modelos de avaliação e intervenção familiar; ï¶ Aplicar instrumentos e técnicas de avaliação e intervenção familiar; ï¶ Reconhecer os elementos centrais inerentes à gestão da doença crónica, promoção do autocuidado e literacia da pessoa com dependência e da família cuidadora; ï¶ Conceber cuidados especializados à família em situação de transição saúde-doença; ï¶ Reconhecer os princípios da comunicação entre equipas e referenciação. A caga horária da unidade curricular tem um total de 54h, sendo 18h de contacto, das quais 10h teóricas e 8h teórico-prática e 38h de trabalho autónomo do estudante. Neste sentido, pretendeu-se que os objetivos descritos, fossem centrados no desenvolvimento de competências de análise, conceção e aplicação. Na componente teórica foram utilizadas metodologias expositivas e interrogativas, tendo em conta os seguintes conteúdos programáticos: enquadramento conceptual da enfermagem de saúde familiar; os modelos, instrumentos e técnicas de avaliação e intervenção familiar. Na componente teórico-prática foram utilizadas metodologias ativas onde os formandos aprofundaram os conteúdos abordados a partir da interação com vários peritos nas diferentes áreas onde foi possível conhecer diferentes projetos de intervenção comunitária e diversas experiencias clínicas, nomeadamente, famílias a vivenciar transições de saúde-doença, gestão da doença crónica, promoção do autocuidado e literacia da pessoa com dependência e da família cuidadora e comunicação entre equipas e referenciação. Nesta componente, houve ainda oportunidade de conhecer e aplicar o jogo: Dar voz aos cuidadores, como estratégia de conceção e intervenção especializada em enfermagem familiar, no âmbito do exercício do papel familiar cuidador. Para avaliação da unidade curricular, na primeira aula, discutiu-se na turma a metodologia que mais se adequaria, tendo em conta a necessidade sentida de modificar práticas avaliativas tradicionais, e da importância dos contributos das diferentes unidades curriculares para a uma prática avançada na área da enfermagem familiar. Surge assim, o Projeto de Intervenção Comunitária, como estratégia, uma vez que esta permitiria aos formandos a articulação e mobilização de conhecimentos, desta e de outras unidades curriculares, de forma autónoma e participativa na sua aprendizagem, contribuindo desta forma para a interdisciplinaridade com aplicação possível na prática clínica. Desta forma a estratégia de avaliação contribui simultaneamente para a autorregulação dos estudantes, a partir da consciencialização das aprendizagens "já efetivadas, das dificuldades que ainda enfrentam e dos meios e processos que as permitem ultrapassar com vista a atingir o perfil esperado" (Céu et al., 2021; p.124). Assim, foi proposto que a realização Projeto de Intervenção Comunitária, se concretizasse nas 38h de trabalho autónomo do estudante. Os estudantes dividiram-se livremente em 4 grupos de 2/3/4 estudantes por grupo. Para orientação dos estudantes na construção do projeto foi-lhes fornecida uma grelha com os diferentes itens e cotações, nomeadamente: ï¶ Introdução: Ideia geral, situar, delimitar, justificar, objetivos, documentação, metodologia; ï¶ Enquadramento/justificação: Identificação do problema, desafio ou necessidade; magnitude do problema, dados epidemiológicos, evidência que suporta o problema, enquadramento internacional relativo a possíveis "respostas"/intervenções/estratégias na área, ao nível internacional, nacional ou local); ï¶ Finalidade e objetivo(s) geral(ais) do projeto; ï¶ Objetivos específicos e metas; ï¶ Plano de ação: Atividades a desenvolver para cada objetivo especifico e indicadores de avaliação; ï¶ Avaliação: Avaliação de processo e Avaliação de resultados Esta grelha foi construída pela regente desta unidade curricular, em colaboração com os docentes regentes das unidades curriculares: Gestão de Pessoas, Cuidados e Qualidade; Literacia e Promoção da Saúde; Prática Clínica de Enfermagem Comunitária e de Saúde Publica, onde os conteúdos e estratégias abordadas contribuíram para a concretização do Projeto. Resultaram 4 projetos de intervenção comunitária, que permitiram aos docentes constatar que os estudantes se apropriaram do conhecimento e conseguiram mobiliza-lo, com adequação e pertinência, para a prática clínica, evidenciando a importância dos principais conceitos, técnicas e instrumentos de avaliação e intervenção familiar. Os projetos foram apresentados e discutidos em 4 horas de aulas teórico-práticas, com a intervenção de todos os estudantes. Na opinião da maioria dos estudantes o método de avaliação foi positivo, uma vez que "permitiu mobilizar os conteúdos da unidade curricular simulando algo prático que podemos desenvolver de forma efetiva nas Unidades de Cuidados na Comunidade". "é muito mais útil ... e é bastante mais motivador para nós.". Apesar de alguns terem também referido que a realização do projeto implicou muito tempo, para o número de horas da unidade curricular. Os resultados obtidos revelam que os estudantes conseguiram desenvolver competências essenciais a uma pratica especializada em Enfermagem de Saúde Comunitária na área da Saúde Pública, perspetivando, desta forma, a melhoria da qualidade nos cuidados. Considera-se que esta prática pedagógica poderá constituir uma mais valia em outros contextos onde se pretenda avaliar o desenvolvimento de competências dos estudantes, nomeadamente de autorregulação, a partir da consciencialização das aprendizagens.