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DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE UM PROGRAMA DE INTERVENÇÃO DE ENFERMAGEM PARA ADOLESCENTES E PAIS A VIVENCIAR O CANCRO PARENTAL.

Autor(es): Sousa, Ana Filipa Domingues ; Santos, Margarida Reis ; Lomba, Maria de Lurdes Lopes de Freitas

Data: 2023

Origem: Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra

Assunto(s): Nursing; Parental Cancer; Child; Parents; Adolescents


Descrição

Introdução: O cancro parental (CP) compreende a vivência de cancro numa idade precoce da vida adulta, em pessoas com filhos dependentes, implicando alterações na interação pais-filhos (1). As crianças/adolescentes que se deparam com CP, apresentam risco aumentado de sofrer alterações desenvolvimentais, psicológicas, emocionais, comportamentais e psicossociais (2). Os adolescentes são uma população particularmente vulnerável ao CP, evidenciando ansiedade e depressão (3). Apesar da pertinência do fenómeno e do impacto na díade, não existem orientações para os profissionais de saúde relativas ao cuidado às famílias que vivenciam o CP. Alguns autores apontam a necessidade de desenvolver intervenções padronizadas para estas famílias (4). Objetivos: Desenvolver e validar um programa de intervenção de enfermagem para adolescentes e pais que experienciam o CP. Metodologia: Estudo multimétodos. Scoping Review para mapear programas de intervenção para crianças/adolescentes e pais que experienciam CP. Estudo qualitativo para avaliar necessidades dos adolescentes e pais a vivenciar CP. Desenho do programa de intervenção adaptado aos adolescentes e pais que vivenciam CP. Validação do programa recorrendo à técnica de painel Delphi modificado. Participantes - enfermeiros especialistas com experiência profissional em oncologia superior a 5 anos. Resultados: Scoping Review - Identificados 29 programas de intervenção, 13 dirigidos à díade, 11 a crianças/adolescentes e 5 aos pais. As intervenções do tipo psicoeducacionais foram as predominantes. Relativamente à tipologia de intervenções dos programas identificados, 10 não a especificam, 9 referenciam intervenções psicoeducacionais, 7 intervenções educacionais e 3 referenciam intervenções psicossociais. As intervenções psicoeducacionais objetivam fornecer apoio social às famílias, aumentar as competências parentais, melhorando a compreensão dos filhos sobre o cancro, minimizando a angústia e medos. As intervenções educacionais preconizam o ensino sobre o CP, normalização das emoções/experiências e desenvolvimento de mecanismos de coping. As intervenções psicossociais apresentam benefícios na disponibilização de serviços e redes de suporte, no entanto apresentam barreiras à implementação como as dificuldades das famílias em estarem presentes nas sessões. Dos programas identificados, apenas 4 incluíam profissionais de saúde e destes, apenas 2 integravam enfermeiros na equipa, não sendo descritas as suas intervenções. Estudo qualitativo - Realizadas 26 entrevistas semiestruturadas, a 13 díades, recorrendo a guiões sustentados em referenciais teóricos. Critérios de inclusão adolescentes dos 14-19 anos, e pais com doença oncológica na fase de diagnóstico ou tratamento, com qualquer tipo de cancro, a serem acompanhados num hospital oncológico da região centro de Portugal. Dados analisados de acordo com referencial de análise de conteúdo segundo Bardin (5). A análise do discurso dos adolescentes permitiu identificar os domínios: confronto com a doença, conhecimento sobre a doença, experiências anteriores com a doença oncológica, vivência do cancro parental e alterações somáticas. Já pelo discurso produzido pelos pais, foi possível identificar os domínios: confronto com a doença, conhecimento sobre a doença, vivência do cancro parental e manifestações físicas da doença. Conclusões/ Recomendações: Com a elaboração deste projeto pretende-se desenvolver um programa de intervenção que contemple intervenções de enfermagem autónomas, que respondam às necessidades identificadas pela díade. As intervenções de enfermagem visam minimizar os efeitos decorrentes da vivência do CP, acompanhando a díade num processo de transição complexo. Referências Bibliográficas: 1. Landi G, Duzen A, Patterson P, McDonald F, Crocetti E, Grandi S, Tossani E. Illness unpredictability and psychosocial adjustment of adolescent and young adults impacted by parental cancer: the mediating role of unmet needs. 2022. Supportive Care in Cancer. 30:145-155. 2. Alexander E, O´Connor M, Ress C, Halkett G. A systematic review of the current interventions available to support children living with parental cancer. Patient Educ Couns. 2019 mai;102:1812-1821. 3. Kazlauskaite V, Fife ST. Adolescent Experience with Parental Cancer and Involvement with Medical Professionals: A Heuristic Phenomenological Inquiry. J Adolesc Res. 2021;36(4). https://doi.org/10.1177/0743558420985446 4. Inhestern L, Haller AC, Wlodarczyk O, Bergelt C. Psychosocial interventions for families with parental cancer and barriers and facilitators to implementation and use - A systematic review. PloS One. 2016 jun;11(6):1-20. 5. Bardin L. Análise de conteúdo. 4ª ed. Lisboa, Portugal: Edições; 2020.

Tipo de Documento Outro
Idioma Português
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