Author(s):
Braz, Laísi Catharina da Silva Barbalho ; Oliveira, Aliete Cristina Gomes Dias Pedrosa da Cunha ; Urbano, Pedro Manuel Malaquias Pires
Date: 2020
Origin: Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Subject(s): Adolescente; Saúde Sexual; Infecções Sexualmente Transmissíveis; Sífilis; Relacionamento Familiar; Educação em Saúde; Tecnologias da Informação e Comunicação
Description
Uma das maiores limitações referidas na literatura para o fortalecimento e efetivação das políticas de promoção, prevenção e assistência à saúde sexual, bem como a garantia dos direitos humanos da população de adolescentes e jovens, decorre possivelmente processo de fragilidades nas estratégias de comunicação, em particular no que diz respeito à capacidade de dialogar de modo adequado acerca das suas práticas sexuais e interesses sociais. Nesse contexto é importante destacar o papel fundamental da família, escola e dos serviços de saúde para a formação e promoção da saúde de adolescentes e jovens. Diante deste panorama a presente investigação teve como objetivo elaborar, validar e avaliar um Recurso Educacional Aberto, mediado pela utilização de tecnologias de informação e comunicação, visando o aperfeiçoamento da formação de educadores, profissionais de saúde e familiares no âmbito da promoção da saúde sexual de adolescentes e jovens. Trata-se de uma pesquisa metodológica, de cariz quantitativo, inspirada pelos preceitos teóricos da pedagogia de Paulo Freire e em aspetos metodológicos propostos por Luiz Pasquali. A pesquisa foi desenvolvida em diversas etapas distintas e subsequentes de modo a contemplar: 1) Revisão da Literatura, para elucidar as temáticas relevantes para elaboração do material educativo; 2) Elaboração do Recurso Educacional Aberto; 3) Avaliação e validação de conteúdo e formato por peritos, com utilização da técnica Delphi e auxílio de aplicativo gratuito de gerenciamento de pesquisas; e 4) Avaliação e validação do Recurso Educacional Aberto pelo público-alvo, realizada no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS) através de questionário avaliativo baseado nos critérios propostos por Pasquali. O estudo encontra-se em conformidade com os aspetos preconizados na Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde brasileiro, e teve sua aprovação autenticada pelo parecer consubstanciado do Comitê de Ética em Pesquisas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (CEP/UFRN) nº 5.387.793 e CAAE nº 55351521.9.0000.5292. Os dados foram analisados através de estatística descritiva, com uso do cálculo do Índice de Validade de Conteúdo (IVC ≥0,8) e o Índice Kappa (K ≥0,65) para avaliar a confiabilidade de concordância. A etapa de validação com peritos contou a participação de 8 especialistas no decorrer de duas avaliações Delphi para atingir o consenso, resultando em índices de concordância superiores a 80% (IVC=1,00) e confiabilidade de concordância excelente/quase perfeita (Kappa =1,00). A etapa de avaliação e validação com o público-alvo, contou com uma amostra de 777 participantes, e também atingiu índices de concordância superiores à 80% (IVC= 0,98) e confiabilidade de concordância excelente/quase perfeita (Kappa =0,87). Na sua maioria, os participantes atribuíram avaliação máxima na escala de tipo Likert (excelente/totalmente adequado) para o material educativo e referiram que indicariam a realização do curso a outros familiares, educadores e profissionais de saúde. A avaliação da aprendizagem apresentou resultados estatisticamente significativos entre as avaliações pré-teste e pós-teste, sugerindo que alguma aprendizagem pode ser obtida a partir da realização do curso. Conclui-se que o Recurso Educacional Aberto elaborado é válido em seu conteúdo e formato para a formação de familiares, educadores e profissionais de saúde no âmbito da promoção da saúde sexual de adolescentes e jovens.