Autor(es): Dias, Carlos Manuel de Melo ; Silva, Carlos Fernandes da
Data: 2019
Origem: Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Assunto(s): Teoria da aprendizagem social; observação; abstração; reflexão; enfermagem.
Autor(es): Dias, Carlos Manuel de Melo ; Silva, Carlos Fernandes da
Data: 2019
Origem: Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Assunto(s): Teoria da aprendizagem social; observação; abstração; reflexão; enfermagem.
A teoria da aprendizagem social, de Albert Bandura, é revisitada em exclusividade, enquanto base conceptual do método de aprendizagem da formação de habilidades de conversação, definindo que o desenvolvimento e funcionamento da pessoa decorrem da relação triádica recíproca entre os estímulos internos, os estímulos externos, e o comportamento. A aprendizagem pela observação é assim governada por quatro processos interdependentes: a atenção, a memorização, o comportamento, e a motivação, sendo que a exposição, aprendizagem, e utilização dos padrões de modelo de pensamento e comportamento, "universalmente" disponíveis levam os observadores a transcender os limites do seu ambiente circunscrito, adquirindo desenvolvimento e concretizando escolhas e caminhos. Sendo as capacidades das pessoas, a abstração e simbolização, a aprendizagem vicariante ("aprender com a observação dos outros"), a previsão, a autorregulação, a autorreflexão, e a autoeficácia, a aprendizagem social é preferencialmente entendida como um processo de transmissão de regras para gerar e inovar comportamentos.