Autor(es):
Sousa, Ana Filipa Domingues ; Santos, Margarida Reis ; Lomba, Maria de Lurdes Lopes de Freitas
Data: 2020
Origem: Repositório Científico da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra
Assunto(s): crianças; adolescentes; educação; saúde escolar
Descrição
Introdução - A educação e promoção da saúde constituem-se uma prioridade, pelo que a implementação de programas de educação para a saúde a crianças/adolescentes, traduzir-se-á em ganhos em saúde. O projeto "Saúde e Saber: Segredo de Viver", destina-se a crianças, adolescentes, educadores, professores e encarregados de educação, envolvendo docentes, enfermeiros e estudantes de enfermagem. Objetivo - Promover estilos de vida saudáveis em crianças/adolescentes, capacitando-os para uma tomada de decisão consciente e informada. Métodos - O projeto iniciou-se no ano letivo 2018/2019. Constitui-se projeto de extensão à comunidade da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra em parceria com instituição de ensino privado de Coimbra. Em colaboração com professor de ligação da instituição educativa, realizou-se diagnóstico das necessidades formativas dos alunos. A população alvo do projeto inclui crianças/adolescentes, do pré-escolar ao ensino secundário (3 aos 18 anos de idade), incluindo educadores/professores e encarregados de educação. As atividades foram apresentadas em sala de aula/auditório, recorrendo à dramatização, jogo didático, música e estratégias motivacionais. Realizaram-se 4 sessões no ano letivo 2018/2019: "Higiene das Mãos" (1.º ciclo), "Hospital da Brincadeira" (desmistificação do medo associado aos cuidados de saúde - pré-escolar/1.º ciclo), "Educação Postural" (2.º ciclo) e "Higiene do Sono" (3.º ciclo). No ano letivo 2019/2020, foi até ao momento realizada uma sessão: "Álcool: Verdades e Consequências" (ensino secundário). Atendendo à faixa etária dos alunos, recorreu-se a diferentes metodologias de avaliação: questionários (a partir dos 11 anos), discurso direto (todas as idades), desenhos e texto livre (a partir dos 5 anos), realizadas no dia da intervenção e follow up um mês após. Resultados - As crianças/adolescentes participaram ativamente nas sessões. Na sessão "Higiene das Mãos", recorreu-se à música e dramatização para promover a aprendizagem. Três meses depois, as crianças sabiam a música, realizando gestos de lavagem das mãos. Professores mencionaram que as crianças lavavam mais as mãos, corrigindo colegas. Realizaram desenhos, identificando micróbios, "mãos limpas/sujas". Os pais referiram que, em casa, retificaram familiares/amigos para técnica correta. Na atividade "Hospital da Brincadeira", os educadores/professores e pais apontaram para a diminuição do medo associado aos profissionais, serviços de saúde e alguns procedimentos. As crianças manipularam materiais/equipamentos clínicos, recorrendo-se à brincadeira com "bonecos". A análise dos questionários pré e pós-sessão das atividades "Educação Postural" e "Higiene do Sono", evidenciou uma maior percentagem de respostas certas uma semana após as sessões. Professores relataram preocupação dos alunos com a postura, e solicitação de exercícios de relaxamento aprendidos. Pais relataram a importância da atividade nos filhos, incluindo sentido de responsabilidade em casa, retificando a postura dos familiares. Na atividade "Higiene do Sono", alguns alunos mencionaram conseguir dormir melhor, colocando em prática estratégias aprendidas. Um mês após a sessão, professores denotaram melhoria na concentração de alguns alunos. Na atividade "Álcool: Verdades e Consequências", recorrendo ao jogo Quizz, desmistificaram-se mitos, contribuindo para aquisição de conhecimentos, verificando-se no decorrer da sessão maior percentagem de respostas corretas. Aguarda-se análise de resultados no follow-up. Conclusão - Conclui-se que as metodologias ativas/participativas utilizadas, mostraram-se adequadas às faixas etárias escolhidas, na capacitação de crianças/adolescentes para adoção de comportamentos saudáveis coerentes com a aprendizagem ministrada.