Description
Introdução - A educação e promoção da saúde constituem-se uma prioridade, pelo que a implementação de programas de educação para a saúde a crianças/adolescentes, traduzir-se-á em ganhos em saúde. O projeto "Saúde e Saber: Segredo de Viver", constitui-se projeto de extensão à comunidade da ESEnfC em parceria com instituição de ensino privado de Coimbra. A população alvo inclui crianças/adolescentes do pré-escolar ao ensino secundário (3 aos 18 anos de idade), educadores/professores e encarregados de educação, envolvendo docentes, enfermeiros e estudantes de enfermagem. Objetivos - Promover estilos de vida saudáveis em crianças/adolescentes, capacitando-os para uma tomada de decisão consciente e informada. Metodologia - Realizou-se diagnóstico das necessidades formativas, com professor da instituição educativa. Como estratégias de intervenção recorreu-se à dramatização/jogo didático, música e técnicas motivacionais. No ano letivo 2018/2019, realizaram-se 4 sessões: "Higiene das Mãos", "Hospital da Brincadeira" (desmistificação do medo associado aos cuidados de saúde), "Educação Postural" e "Higiene do Sono". No ano letivo 2019/2020, realizou-se uma sessão: "Álcool: Verdades e Consequências". Atendendo à idade dos alunos, utilizaram-se diferentes metodologias de avaliação: questionários, discurso direto, desenhos/texto livre, no dia da intervenção/follow up. Resultados - "Higiene das Mãos": recorreu-se à música/dramatização, para promover aprendizagem. Três meses depois, crianças realizavam gestos de lavagem das mãos. Professores mencionaram que as crianças lavavam mais as mãos. "Hospital da Brincadeira": educadores/professores/pais apontaram para diminuição do medo associado aos profissionais/serviços de saúde. "Educação Postural"/"Higiene do Sono": questionários de avaliação de conhecimentos pós-sessão, evidenciou maior percentagem de respostas certas. Professores relataram preocupação dos alunos com a postura. Pais relataram sentido de responsabilidade dos filhos, ao retificarem a postura dos familiares. Alguns alunos mencionaram conseguir dormir melhor. "Álcool: Verdades e Consequências": recorreu-se ao jogo Quizz, desmistificando-se mitos, contribuindo para aquisição de conhecimentos. Conclusões - As crianças/adolescentes participaram ativamente nas sessões. Conclui-se que as metodologias ativas/participativas utilizadas, mostraram-se adequadas às faixas etárias escolhidas, na capacitação de crianças/adolescentes para adoção de comportamentos saudáveis coerentes com a aprendizagem ministrada.