Detalhes do Documento

Escala de orientações gerais para objetivos de desempenho: Estudos de adaptação para o ensino secundário

Autor(es): Salgado, Ana ; Azevedo, Ângela Sá ; Dias, Paulo César ; Guimarães, Teresa ; Isabel, Lima ; Gomes, Andreia

Data: 2018

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2718

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Escala de Orientações Gerais para Objetivos de Desempenho (EOGOD); Motivação; Desempenho; Ensino Secundário


Descrição

Este trabalho pretende apresentar os resultados de adaptação portuguesa da Escala de Orientações Gerais para Objetivos de Desempenho (EOGOD; McInerney & Yeung, 2000). Trata-se de instrumento de medida com cinco escalas de motivação: Valorização da Motivação, Motivação Geral, Orientação para a Mestria, Orientação para o Desempenho e Orientação Social. Para a sua adaptação, foi realizada análise fatorial exploratória e confirmatória e análise de consistência interna a partir de dois grupos, de 617 e 418 estudantes do Ensino Secundário. Os dados obtidos permitiram encontrar uma solução com boas propriedades psicométricas, seja em termos de validade como fiabilidade aceitáveis, assim como diferenças em função do género e relação com a idade e escolaridade. Os resultados são discutidos e apresentadas sugestões.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.