Autor(es):
Salgado, Ana ; Azevedo, Ângela Sá ; Dias, Paulo César ; Guimarães, Teresa ; Isabel, Lima ; Gomes, Andreia
Data: 2018
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2718
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Escala de Orientações Gerais para Objetivos de Desempenho (EOGOD); Motivação; Desempenho; Ensino Secundário
Descrição
Este trabalho pretende apresentar os resultados de adaptação portuguesa da Escala de Orientações Gerais para Objetivos de Desempenho (EOGOD; McInerney & Yeung, 2000). Trata-se de instrumento de medida com cinco escalas de motivação: Valorização da Motivação, Motivação Geral, Orientação para a Mestria, Orientação para o Desempenho e Orientação Social. Para a sua adaptação, foi realizada análise fatorial exploratória e confirmatória e análise de consistência interna a partir de dois grupos, de 617 e 418 estudantes do Ensino Secundário. Os dados obtidos permitiram encontrar uma solução com boas propriedades psicométricas, seja em termos de validade como fiabilidade aceitáveis, assim como diferenças em função do género e relação com a idade e escolaridade. Os resultados são discutidos e apresentadas sugestões.