Autor(es): Loureiro, Mariângela de Magalhães ; Cestari, Maria Elisabeth Carvalho
Data: 2011
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Comunicação; Ensino-aprendizagem; Enfermagem; Comunicación; Enseñanza-aprendizaje; Enfermería
Autor(es): Loureiro, Mariângela de Magalhães ; Cestari, Maria Elisabeth Carvalho
Data: 2011
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Comunicação; Ensino-aprendizagem; Enfermagem; Comunicación; Enseñanza-aprendizaje; Enfermería
Submitted by Michele Fernanda (michele_fernandas@hotmail.com) on 2011-09-30T14:57:40Z No. of bitstreams: 1 o processo de ensinar e aprender enfermagem.pdf: 99750 bytes, checksum: b8b1872433cdb2273f960fb2aa04a911 (MD5)
Approved for entry into archive by Elisangela Pires(emotapires@gmail.com) on 2011-11-04T03:28:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 o processo de ensinar e aprender enfermagem.pdf: 99750 bytes, checksum: b8b1872433cdb2273f960fb2aa04a911 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-11-04T03:28:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 o processo de ensinar e aprender enfermagem.pdf: 99750 bytes, checksum: b8b1872433cdb2273f960fb2aa04a911 (MD5) Previous issue date: 2005
O artigo apresenta um estudo de caso que teve como objetivo conhecer de forma profunda uma prática educativa desde a sua concepção até sua avaliação, apontando alguns pontos frágeis na forma de desenvolvimento do ensino assim como estratégias que podem permitir sua superação. Para atingir o objetivo proposto, foi acompanhado o desenvolvimento de uma disciplina prática de um curso de graduação em enfermagem durante um semestre letivo. Os resultados encontrados indicam que a forma de comunicação estabelecida entre os diversos sujeitos, alunas, professora, pacientes, exerce papel fundamental no desenvolvimento de todo o processo.
El artículo presenta un estudio de caso que tiene como objetivo conocer de forma profunda una práctica educativa desde su concepción hasta su evaluación, apuntando algunos puntos frágiles en la forma de desarrollo de la enseñanza así como estrategias que permitan su superación. Para atender al objetivo propuesto, se siguió el desarrollo de una disciplina práctica de un curso de graduación en enfermería durante un semestre lectivo. Los resultados encontrados indican que la forma de comunicación establecida entre los diversos sujetos, alumnas, profesores, pacientes, ejerce un papel fundamental en el desarrollo de todo proceso.