Descrição
Submitted by Bruna Heller (bruninhah.heller@gmail.com) on 2011-11-20T16:31:50Z No. of bitstreams: 1 AUTONOMIA E AUTORIDADE EM DIÁLOGO. pdf.pdf: 2586394 bytes, checksum: f37e6e55446b8cbc69c5c6e530cf6d23 (MD5)
Approved for entry into archive by Barbara Milbrath(barbaramilbrath@yahoo.com.br) on 2011-11-30T20:10:18Z (GMT) No. of bitstreams: 1 AUTONOMIA E AUTORIDADE EM DIÁLOGO. pdf.pdf: 2586394 bytes, checksum: f37e6e55446b8cbc69c5c6e530cf6d23 (MD5)
Made available in DSpace on 2011-11-30T20:10:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 AUTONOMIA E AUTORIDADE EM DIÁLOGO. pdf.pdf: 2586394 bytes, checksum: f37e6e55446b8cbc69c5c6e530cf6d23 (MD5) Previous issue date: 2004
As reflexões sobre a profissionalidade docente têm remetido para a análise de dois conceitos constitutivos de sua condição, que são autonomia e autoridade. Para se constituir em uma profissão, o magistério precisa incorporar elementos que dão contornos próprios ao seu fazer e, especialmente, ser reconhecido como um campo portador de conhecimentos e saberes que identifiquem a profissão. Nesse contexto, os conceitos de autoridade e autonomia assumem proporções significativas porque estão ligados ao reconhecimento e valorização social que se atribui aos professores, numa inserção política e social. O texto realiza um diálogo com a teoria, procurando, em autores contemporâneos, visões e reflexões sobre questões relacionadas com os conceitos de autoridade e autonomia na profissão docente. Explicita, também, o resultado de um diálogo com a prática, tendo referência o depoimento de professores de diversos níveis de ensino. Inscreve-se como construção coletiva, realizada em Seminário Temático de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade.