Author(s):
Pinto, Suzi Samá ; Laurino, Débora Pereira ; Lunardi, Guilherme Lerch
Date: 2015
Origin: Oasisbr
Subject(s): Educação a distância; Cursos de graduação; Avaliação; Baby boomers; Geração x; Geração y; Distance education; Undergraduate courses; Assessment; Generation x; Generation y
Description
Submitted by Raquel Vergara Gondran (raquelvergara38@yahoo.com.br) on 2015-08-28T16:14:29Z No. of bitstreams: 1 RIEE_6_2_15.pdf: 280036 bytes, checksum: dc8ea22e4027e4da3f0d1321c865bc4e (MD5)
Rejected by Eliezer Mendes Lopes (mendesfurg@gmail.com), reason: Raquel, a seguir as seguintes correções: - Na referência arrumar o nome dos autores. O último sobrenome deve ficar em caixa alta e não o nome. Obrigado! on 2015-08-28T17:32:05Z (GMT)
Submitted by Raquel Vergara Gondran (raquelvergara38@yahoo.com.br) on 2015-08-28T17:46:02Z No. of bitstreams: 1 RIEE_6_2_15.pdf: 280036 bytes, checksum: dc8ea22e4027e4da3f0d1321c865bc4e (MD5)
Approved for entry into archive by Eliezer Mendes Lopes (mendesfurg@gmail.com) on 2015-08-28T18:36:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 RIEE_6_2_15.pdf: 280036 bytes, checksum: dc8ea22e4027e4da3f0d1321c865bc4e (MD5)
Made available in DSpace on 2015-08-28T18:36:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 RIEE_6_2_15.pdf: 280036 bytes, checksum: dc8ea22e4027e4da3f0d1321c865bc4e (MD5) Previous issue date: 2013
O presente artigo tem por objetivo investigar a percepção dos estudantes de graduação sobre a modalidade a distância, considerando as suas diferentes gerações (Baby Boomers, X, Y) e as especificidades dos Programas de EaD que vivenciam. A análise quantitativa dos dados coletados através de um instrumento de avaliação mostrou que nas três gerações houve participação maior do gênero feminino e que a geração Baby Boomers apresentou participação equilibrada entre os programas. A identificação do perfil dos estudantes permite apontar que um dos desafios da EaD é a integração das diferentes gerações que, ao interagirem, podem dividir experiências umas com as outras, fazendo com que as diferenças sejam produtoras de novas formas de convivência. Neste mesmo sentido, na organização dos cursos de graduação da EaD, no que se refere ao formato do material didático e às formas de comunicação entre estudantes, tutores e professores é preciso considerar a heterogeneidade das gerações.
This paper aims at investigating the perception of undergraduate students enrolled in distance education (DE), considering their different generations (Baby Boomers, X and Y), as well as the particularities of DE programs (UAB and Pró-Licenciatura) they experience. The quantitative analysis performed through the application of an assessment instrument showed that in all three age groups the presence of women were higher, the Baby Boomer generation had a balanced participation between UAB and Pró-Licenciatura programs. The profile identification of students allows indicating that one of the distance education challenges is the integration of these diferente generations, once they interact they may share experiences and cope with each other, producing new ways of living together. In this sense, the organization of undergraduate DE courses needs to consider the heterogeneity of generations, especially regarding to the teaching material format and the communication means among students, tutors and professors.