Autor(es):
Miranda, Angélica Conceição Dias ; Nunes, Israel Honório ; Silveira, Roberto Martins da ; Fialho, Francisco Antonio Pereira ; Santos, Neri dos ; Machado, Eduardo Alexandre Corrêa de
Data: 2011
Origem: Oasisbr
Assunto(s): Memória de trabalho; Aprendizagem; Gestão do conhecimento; Work memory; Learning; Knowledge managemente
Descrição
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Segundo a visão histórica e a análise contextual, a memória de trabalho vem sendo estudada para avaliar atividades em vários tipos de trabalho. Seu estudo, acompanhado pelo ponto de vista de várias ciências, tem contribuído significativamente para a construção e o entendimento dos processos cognitivos envolvidos na atividade de trabalho, bem como para o aperfeiçoamento do conhecimento de tomada de decisões. A memória é uma função cerebral importante porque está diretamente relacionada ao processo de aprendizagem. Todo o nosso conhecimento e as nossas habilidades são armazenados em diferentes formas de memória, permitindo a nossa orientação no tempo e no espaço. A representação do conhecimento se dá dentro deste contexto da memória, e seus processos nos permitem armazenar e resgatar estas informações para o seu uso em atividades diárias e futuras. Como a função cognitiva da memória é a base para a aprendizagem, no presente trabalho de revisão se pretende abordar aspectos conceituais relacionando a importância da memória na gestão do conhecimento.