Author(s): Teófilo, Josefa Liseane Vieira
Date: 2020
Origin: Oasisbr
Subject(s): Gestão Democrática; Gestão escolar; Gestão participativa
Author(s): Teófilo, Josefa Liseane Vieira
Date: 2020
Origin: Oasisbr
Subject(s): Gestão Democrática; Gestão escolar; Gestão participativa
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O trabalho da gestão escolar está ligado ao progresso da unidade escolar, à satisfação dos funcionários e ao orgulho dos alunos. Portanto a gestão escolar necessita ser democrática, participativa, acolhedora, flexível, motivadora e humanizada, ou seja, é de suma importância a forma de como é conduzida a gestão escolar onde a mesma se transforma em um pilar fundamental de sustentação para o funcionamento concreto e conjunto de toda a unidade para execução de um trabalho de excelência. A referida pesquisa acadêmica procurou conhecer de perto o funcionamento das escolas e a conduta que cada gestor realiza. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa, sendo esta de campo, com a aplicação de um questionário para investigar o trabalho desempenhado pelos gestores escolares. A pesquisa para análise e obtenção de dados foi realizada em quatro escolas da Rede Estadual de Ensino (2ª Gerência Regional de Ensino – Guarabira, PB), com os professores dos estabelecimentos de ensino. Para tal, esta pesquisa baseou-se na verificação dos processos escolares, no cumprimento das atividades pedagógicas. A pesquisa se debruçou em dois momentos: a primeira parte se deu a partir de uma pesquisa bibliográfica com autores como FERREIRA, LEÃO, AFONSO entre outros a partir dos caminhos trilhados por eles a respeito de gestão escolar. E o segundo momento ocorreu a partir de uma pesquisa de campo para coleta e obtenção dados em quatro escolas da rede estadual de ensino para verificarmos de forma verdadeira / real / incontestável o exercício da gestão dentro dessas unidades escolares. Os resultados da pesquisa demonstraram que as ações dos gestores escolares para realização dos objetivos educacionais, pelo bom desempenho de todos os participantes da comunidade escolar e o atingimento dos padrões de qualidade definidos pelo sistema de ensino e leis nacionais, estaduais e municipais foram satisfatórias.