Author(s): Pais, António
Date: 1999
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/1080
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Subject(s): Qualidade; Qualidade em educação; Avaliação de escola
Author(s): Pais, António
Date: 1999
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/1080
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Subject(s): Qualidade; Qualidade em educação; Avaliação de escola
Desde sempre as questões da qualidade da qualidade e mais ainda da falta dela, a “não-qualidade” foram uma preocupação da humanidade. Contudo foi nos últimos anos que essa preocupação mais se acentuou tendo-se generalizado como fenómeno social e até cultural. Esta preocupação pela qualidade estendeu-se ao campo educativo por influência, sobretudo dos movimentos de gestão educativa com forte cariz empresarial e deve-se em grande parte aos problemas que a democratização do ensino e a massificação da escola trouxeram enquanto determinantes de novas realidades sociais e educativas. Na actualidade, na maior parte dos países desenvolvidos ou em vias de desenvolvimento a educação enquanto fenómeno social e institucional passa por momentos de profunda reflexão equacionando-se não só a questão da qualidade, como da sua demostração, consequência das pressões que socialmente se exercem sobre a escola.