Detalhes do Documento

Compor música na sala de aula – uma actividade criativa potenciadora do desenvolvimento musical

Autor(es): Dâmaso, Luís Miguel Fernandes Gaspar

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/1227

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Composição musical; Criatividade; Desenvolvimento musical; Educação musical


Descrição

Trabalho de projecto a ser apresentado ao Instituto Politécnico de Castelo Branco para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Educação Musical no Ensino Básico

A presente investigação nasceu da reflexão sobre questões ligadas à prática profissional e pedagógica em Educação Musical e faz parte de um Trabalho de Projecto desenvolvido no âmbito do curso de Mestrado em Ensino da Educação Musical no Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Castelo Branco. Assim, “Compor música na sala de aula – uma actividade criativa potenciadora do desenvolvimento musical” é um trabalho de investigação de natureza qualitativa na modalidade de estudo de caso que se debruça sobre a temática da composição musical realizada nas aulas de Música do ensino genérico, tendo sido desenvolvido numa escola do ensino particular e cooperativo do concelho da Covilhã, onde foi implementada uma unidade didáctica dedicada à composição musical. O desenvolvimento de composições musicais com os alunos do ensino genérico é ainda um território bastante negligenciado. Partindo da constatação desta realidade, esta investigação tem os seguintes objectivos: demostrar que os alunos do ensino genérico são realmente capazes de criar composições musicais e perceber qual o nível de desenvolvimento musical que essas composições logram atingir. Assim, a partir do estudo e análise de composições musicais elaboradas em grupo pelos alunos de Música do nono ano do terceiro ciclo do ensino básico, as quais foram desenvolvidas, apresentadas e gravadas em contexto de sala de aula, este trabalho pretende mostrar o nível de desenvolvimento musical em que essas mesmas composições se situam, tendo por base o modelo em Espiral de Desenvolvimento Musical de Swanwick e Tillman (1986), sendo este o modelo que serviu de suporte teórico para a análise das composições musicais. Os conceitos de criatividade, de desenvolvimento musical e de composição no contexto educativo, são explorados no enquadramento teórico, sendo apresentadas algumas contribuições e estudos sobre as problemáticas em questão. Considera-se pertinente este estudo para a valorização e reconhecimento da composição musical no contexto do ensino genérico, enquanto actividade criativa capaz de promover e estimular efectivamente o desenvolvimento musical das crianças e jovens.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados