Autor(es): Ribeiro, Madalena
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/5299
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Assunto(s): Linguagens de programação; Artes; Ensino-Aprendizagem
Autor(es): Ribeiro, Madalena
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/5299
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Assunto(s): Linguagens de programação; Artes; Ensino-Aprendizagem
Atualmente, as linguagens de programação são usadas por pessoas com formação em domínios cada vez mais diversos e distintos do habitual, tendo já chegado ao domínio das artes. A linguagem Processing, que tem um cariz visual e que possibilita o desenvolvimento de aplicações/performances com elementos visuais e sonoros, foi mesmo projetada para ser usada por artistas. Contudo, a preparação prévia e a sensibilidade do público-alvo desta linguagem, enquanto aprendizes, é bastante distinta da preparação dos alunos comuns de linguagem de programação. Por esse motivo, é aqui proposto um conjunto de metodologias de ensino/aprendizagem adaptadas, no sentido de criar entusiasmo na aprendizagem e atingir um êxito efetivo.