Author(s):
Dâmaso, Luís Miguel Fernandes Gaspar
Date: 2019
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/6397
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Subject(s): Composição; Criatividade; Ensino de música; Ensino profissional de música; Música de Câmara; Composition; Creativity; Music Teaching; Professional music education; Chamber music; Domínio/Área Científica : Humanidades
Description
O presente relatório de estágio apresenta um conjunto de evidências resultantes do processo de estágio levado a cabo no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, constante do plano curricular do Mestrado em Ensino de Música, opção Formação Musical e Música de Conjunto, com o objetivo de refletir o trabalho realizado no decorrer do ano letivo 2017/2018 junto das turmas do primeiro ano do Curso de Instrumentista de Sopros e Percussão e de Música de Câmara 5, da EPABI-Escola Profissional de Artes da Covilhã. A fim de evidenciar a perspetiva do professor-investigador, aprendida ao longo do curso de mestrado, este relatório de estágio inclui igualmente um trabalho de investigação que decorre de interrogações surgidas aquando da realização do estágio. Trata-se de um trabalho de investigação de natureza qualitativa, na modalidade de estudo de caso, que se debruça sobre a temática da realização de atividades de composição musical nas aulas de Música de Câmara, tendo sido desenvolvido na EPABI. Apesar de todos os avanços verificados, o desenvolvimento de atividades criativas, como a composição e a improvisação, junto de crianças e jovens é ainda um território bastante negligenciado, privilegiando-se atividades como a interpretação e a audição. Partindo da constatação desta realidade, esta investigação tem os seguintes objetivos: demonstrar que os alunos são realmente capazes de criar composições musicais e perceber qual é o nível de desenvolvimento musical que essas composições logram atingir. Assim, a partir do estudo e análise de composições musicais elaboradas em grupo, as quais foram desenvolvidas, apresentadas e gravadas em contexto de sala de aula, pretende-se mostrar o nível de desenvolvimento musical em que essas mesmas composições se situam, tendo por base o modelo em Espiral de Desenvolvimento Musical de Swanwick e Tillman (1986), sendo este o modelo que serviu de suporte teórico para a análise das composições musicais.
Abstract : The present internship report presents a set of evidences resulting from the internship process carried out within the scope of the Supervised Teaching Practice course, contained in the curriculum of the Master's Degree in Music Teaching, the option of Musical Theory and Chamber Music, with the objective of reflecting the work accomplished during the academic year 2017/2018 with the classes of the first year of the Course of Instrumentalist of Winds and Percussion and of Music of Camera 5, of the EPABI-Professional School of Arts of Covilhã. In order to highlight the perspective of the teacher-researcher, learned during the masters course, this internship report also includes research work that stems from questions that arose during the internship. This is a research work of a qualitative nature, in the case study modality, which focuses on the theme of the development of activities of musical composition in the classes of Chamber Music, having been developed in EPABI. Despite all the advances made, the development of creative activities, such as composition and improvisation, among children and young people is still a largely neglected territory, focusing on activities such as interpretation and listening. Based on this reality, this research has the following objectives: to demonstrate that students are really capable of creating musical compositions and to perceive the level of musical development that these compositions achieve. Thus, from the study and analysis of musical compositions developed in a group, which were developed, presented and recorded in a classroom context, it is intended to show the level of musical development in which these same compositions are situated, based on the Swanwick and Tillman (1986) Spiral Model of Musical Development, being the model that served as theoretical support for the analysis of musical compositions