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Proposição e avaliação da aplicação de uma sequência didática baseada no pensamento computacional para pessoas idosas

Autor(es): Oliveira Jr, Emerson ; De Bortoli, Lis ; Pasqualotti, Adriano ; Gil, Henrique ; De Marchi, Ana ; Kieling, Mônica

Data: 2024

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/9217

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Pensamento computacional; Pessoas idosas; Scratch; Cognição; Atenção; Socialização; Computational thinking; Elderly people; Cognition; Attention; Socialization; Pensamiento computacional; Personas mayores; Cognición; Atención; Socialización


Descrição

Este artigo apresenta a proposiçãoe avaliação de uma sequência didática, estruturada em dez vivências ,baseada nos pressupostos do pensamento computacional com foco para pessoas idosas. A amostra foi composta por 22 pessoas, entre adultas e idosas. O desenvolvimento das vivências ocorreu com uma periodicidade de uma vez por semana, com duração de 90 minutos, por sete meses. A sequência didática foi elaborada com diversas atividades que foram realizadas por meio da linguagem de programação de blocos Scratch. Para a avaliação qualitativa, foram identificadas em quais partes da vida cotidiana dos participantes houve melhora. Para a análise quantitativa, foi empregado o instrumento de avaliação neuropsicológica breve –Neupsilin, avaliando a atenção, as funções executivas e a memória de trabalho. A aplicação do Neupsilin ocorreu em três momentos distintos: antes do início da intervenção, logo após o término da intervenção e seis meses após o encerramento da intervenção. O principal resultado aponta que é possível utilizar o pensamento computacional em atividades didáticas para as pessoas idosas, acarretando ganhos cognitivos relativos à função neuropsicológica de atenção, além de proporcionar momentos de maior socialização com seus pares acarretando, assim, uma melhoria na sua qualidade de vida.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
Licença CC
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