Author(s):
Silva, Maria João
Date: 2016
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/12064
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Sensorialidade; Educação sensorial; Educação ambiental; Educação artística; Educação social
Description
O objetivo central desta comunicação é situar a sensorialidade e a educação sensorial na interface entre a educação ambiental, a educação artística e a educação social. Os sentidos (audição, visão, olfato, paladar e sentidos somáticos) são a principal interface entre os seres humanos e o seu ambiente, e, por isso, fundamentais na educação artística e na educação ambiental, nomeadamente no que se refere à observação do Ambiente, ao processamento da informação percecionada e à expressão sobre o mesmo. A observação humana do ambiente é multissensorial e a educação sensorial torna-se necessária para a utilização de instrumentos tecnológicos e de linguagens que permitam: ser sensível às múltiplas dimensões da informação sensorial, adquiri-las, registá-las e comunicá-las, dimensões como, por exemplo, cores, formas, sons, sabores, texturas e temperaturas. Realçando a importância de uma abordagem sensorial na interface entre a educação artística, a educação ambiental e a educação social, são apresentados diferentes casos na formação inicial e contínua de agentes educativos, nomeadamente no que se refere à: i) Observação, explicação e expressão criativa sobre componentes sensoriais do ambiente; ii) Importância da educação artística para a educação científica em paisagens multissensoriais naturais e culturais, reais e artísticas; iii) Importância de ambientes e paisagens multissensoriais na qualidade de vida em contextos de educação social na UC ―Ambiente, Qualidade de Vida e Sexualidade‖ de uma licenciatura em Educação Social. Nos casos apresentados, a educação sensorial situa-se na interseção do desenvolvimento da literacia artística e da literacia ambiental, sendo central para o bem-estar e a qualidade de vida de todas as pessoas, relacionando-se, por isso, de forma muito próxima com a educação social.