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Manuais escolares: textos e compreensao na leitura

Autor(es): Pereira, Teresa Costa ; Henriques, Gonçalo ; Sousa, Otília

Data: 2020

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/12083

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Manuais escolares; Leitura


Descrição

Os manuais escolares constituem um dos principais recursos utilizados pelos professores em sala de aula, em Portugal. Desde há muito que assumem um papel central no processo de ensino e aprendizagem, adaptando-se às mudanças que ocorrem tanto na sociedade em geral, como no sistema de ensino em particular. São recursos que, por um lado, facilitam a vida do professor porque pretendem dar conta dos conteúdos das disciplinas e, por outro, permitem aos alunos aceder ao conhecimento e realizar atividades relacionadas com a construção de saberes, nas mais variadas áreas. O presente trabalho foca-se no papel dos manuais de Estudo do Meio no desenvolvimento de competências de leitura. Para tal, analisam- se os seis manuais escolares de Estudo do Meio do 4.º ano adotáveis atualmente em Portugal. Caraterizam-se os textos e as atividades do ponto de vista da compreensão na leitura e do acesso ao conhecimento, com recurso a uma grelha de análise, teoricamente sustentada, criada especificamen e para este estudo. Os resultados mostram que, no geral, os textos pertencem todos ao mesmo género textual e apresentam estruturas semelhantes. As atividades são apresentadas, sobretudo, após a leitura dos textos e são pouco expressivas as atividades de preparação da leitura, como o trabalho de vocabulário, a realização de previsões sobre o texto ou a ativação de conhecimentos prévios. Relativamente às questões, dominam as de compreensão literal e a construção de esquemas ou resumos é pouco valorizada.

Tipo de Documento Capitulo
Idioma Português
Contribuidor(es) RCIPL
Licença CC
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