Document details

A voz na criação cénica: reflexões sobre a vocalidade do actor

Author(s): Belo, Sara

Date: 2011

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/13364

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Voz do actor; Voz criativa; Relação corpo/voz/emoção; Relação emoção/intenção/entoação; Desenho sonoro; Exercícios de voz em cena; Actor’s voice; Creative voice; Body/voice/emotion relationship; Emotion/intention/intonation relationship; Sonic design; Scenic vocal exercises


Description

A voz do actor pode ter diversas utilizações e sentidos de orientação. A confrontação do pensamento sobre a voz no teatro de alguns especialistas nesta matéria tais como: Clifford Turner, Kristin Linklater, Enrique Pardo e Sara Pereira Lopes, foi objecto de estudo de uma parte substancial deste trabalho. Depois de contextualizar a prática da aprendizagem e do acompanhamento vocal dos actores na realidade teatral portuguesa, foi realizado um exercício prático e um documentário (que é parte integrante desta dissertação) sobre as diversas formas de uso da voz na criação cénica e constatadas as suas possibilidades expressivas, potenciando a sua materialidade sonora, corpórea e emocional, dando à concretização da palavra e do som vocal uma dimensão cénica, relacionando o corpo, a voz e a emoção.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo