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Pré-voz: silêncio pleno de potência e sentido

Autor(es): Belo, Sara

Data: 2021

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/13558

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Voz; Vocalidade; Teatro vocal; Voice; Vocality; Vocal theatre; Pré-voz; Pre-voice


Descrição

Este artigo desenvolve o conceito de Pré-Voz, ancorado não só numa prática artística — onde são referidas algumas pesquisas performativas vocais, nomeadamente no espectáculo MAGMA (solo vocal) e em obras de pioneiros da pesquisa vocal como Cathy Berberian e Meredith Monk —, mas também na teorização elaborada por Gilles Deleuze quanto ao conceito de pré-pictórico, na de Gilbert Simondon quanto à noção de pré-indivíduo e na de Eugenio Barba quanto à de pré-expressivo. A Pré-Voz como potência e sentido do gesto vocal é também um ainda Nada sonoro que se irá revelar em parte na emissão vocal. Na procura de uma vocalidade que mais directamente traduza o seu carácter ontológico e singular, a pintura de Francis Bacon é tomada como um impulsionador da emergência vocal em cena, resultando num afastamento do logocentrismo e melocentrismo, que são comummente considerados a principal função da voz.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) RCIPL
Licença CC
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