Author(s): Serrazina, Maria De Lurdes ; Rodrigues, Margarida ; Mendes, Fátima
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/15553
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Educação; Matemática
Author(s): Serrazina, Maria De Lurdes ; Rodrigues, Margarida ; Mendes, Fátima
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/15553
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Educação; Matemática
O professor precisa de ter um conhecimento profundo da Matemática que ensina, não apenas o “saber-fazer”, mas o ser capaz de apresentar explicações do porquê fazer, de analisar e compreender estratégias e soluções diferentes e de julgar a sua adequação (Ball & Bass, 2003). Assim, um dos objetivos da formação inicial é que os futuros professores aprofundem os seus conhecimentos, nomeadamente sobre a Matemática e a sua didática, de modo que possam usar esses conhecimentos quando, na prática pedagógica, tiverem de tomar decisões sobre como, quando e o que ensinar. Deste modo, a formação inicial constitui-se como momento de aprendizagem para serem professores que ensinam Matemática.