Author(s): Cascalheira, Ana Catarina Tomás
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/15678
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Lenda; Motivação; Competências histórico-geográficas
Author(s): Cascalheira, Ana Catarina Tomás
Date: 2022
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/15678
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Lenda; Motivação; Competências histórico-geográficas
O presente relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Lisboa. Esta unidade curricular contempla a realização de duas intervenções educativas, no 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, e a elaboração de um estudo de caráter investigativo. O estudo, no presente relatório, parte da seguinte problemática: As lendas, consideradas como narrativas motivadoras para o ensino e aprendizagem da História e da Geografia, contribuem para o desenvolvimento de competências histórico-geográficas no 1.º e no 2.º Ciclo do Ensino Básico. Definiram-se os seguintes objetivos de intervenção: (i) Reconhecer as aprendizagens essenciais construídas pelos alunos a partir do trabalho prático realizado na sala de aula em torno das lendas abordadas; (ii) Reconhecer as estratégias a mobilizar para utilizar a lenda como recurso para o ensino da História e da Geografia; e (iii) Identificar as potencialidades do texto narrativo ¿ lendas associadas à História de Portugal ¿ para promover o desenvolvimento das competências histórico-geográficas. A metodologia utilizada foi de natureza mista. Foram recolhidos dados estatísticos a partir dos guiões de trabalho, relativos à exploração das lendas e, posteriormente, da análise de conteúdo de produções escritas dos alunos. Os dados obtidos permitiram-nos reconhecer que: (i) os alunos adquirem e constroem novos conhecimentos histórico-geográficos através da exploração das lendas; (ii) as crianças sentem-se mais motivadas para as aprendizagens quando os conteúdos estão envoltos na ficção e no mistério da lenda; (iii) a lenda permite desenvolver competências histórico-geográficas, nomeadamente: nos conceitos de tempo histórico e de espaço geográfico, na construção e manipulação de conhecimentos histórico-geográficos e no desenvolvimento da competência de comunicação em História e Geografia de Portugal. Palavras-chave: lenda; motivação; competências histórico-geográficas.