Autor(es):
Lopes, Carlos ; Antunes, Maria Da Luz ; Sanches, Tatiana
Data: 2024
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/17607
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Assunto(s): Literacia da informação; Framework da ACRL; Inteligência artificial; ChatGPT; Estratégias pedagógicas; Ensino superior
Descrição
Esta comunicação baseia-se na exploração da interseção entre IA e LI, oferecendo insights sobre o cenário em evolução no Ensino Superior. Sintetiza de forma descritiva a literatura existente, propõe estratégias pedagógicas para integrar a literacia em IA com a LI e fornece orientação para os profissionais da informação navegarem pelas complexidades dos processos de ensino e aprendizagem orientados pela IA. Ao abordar o potencial transformador da IA e ao mesmo tempo enfatizar a importância de promover competências de pensamento crítico e consciência ética, esta comunicação contribui para avançar a compreensão no campo e promover a tomada de decisões informadas num ambiente académico cada vez mais digital.