Detalhes do Documento

Literacia da informação e Inteligência Artificial no ensino superior: competências essenciais para as bibliotecas

Autor(es): Lopes, Carlos ; Antunes, Maria Da Luz ; Sanches, Tatiana

Data: 2024

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/17607

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Literacia da informação; Framework da ACRL; Inteligência artificial; ChatGPT; Estratégias pedagógicas; Ensino superior


Descrição

Esta comunicação baseia-se na exploração da interseção entre IA e LI, oferecendo insights sobre o cenário em evolução no Ensino Superior. Sintetiza de forma descritiva a literatura existente, propõe estratégias pedagógicas para integrar a literacia em IA com a LI e fornece orientação para os profissionais da informação navegarem pelas complexidades dos processos de ensino e aprendizagem orientados pela IA. Ao abordar o potencial transformador da IA e ao mesmo tempo enfatizar a importância de promover competências de pensamento crítico e consciência ética, esta comunicação contribui para avançar a compreensão no campo e promover a tomada de decisões informadas num ambiente académico cada vez mais digital.

Tipo de Documento Objeto de conferência
Idioma Português
Contribuidor(es) RCIPL
Licença CC
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados