Document details

Literacia da informação e Inteligência Artificial no ensino superior: competências essenciais para as bibliotecas

Author(s): Lopes, Carlos ; Antunes, Maria Da Luz ; Sanches, Tatiana

Date: 2024

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/17607

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Literacia da informação; Framework da ACRL; Inteligência artificial; ChatGPT; Estratégias pedagógicas; Ensino superior


Description

Esta comunicação baseia-se na exploração da interseção entre IA e LI, oferecendo insights sobre o cenário em evolução no Ensino Superior. Sintetiza de forma descritiva a literatura existente, propõe estratégias pedagógicas para integrar a literacia em IA com a LI e fornece orientação para os profissionais da informação navegarem pelas complexidades dos processos de ensino e aprendizagem orientados pela IA. Ao abordar o potencial transformador da IA e ao mesmo tempo enfatizar a importância de promover competências de pensamento crítico e consciência ética, esta comunicação contribui para avançar a compreensão no campo e promover a tomada de decisões informadas num ambiente académico cada vez mais digital.

Document Type Conference object
Language Portuguese
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents