Autor(es):
Miranda, Sandra ; Almeida-Silva, M. ; Sarreira, Pedro ; Camus, Cristina Inês ; Monteiro, Ana ; David, Alexandra ; Manteigas, Vítor ; Abreu, Renato
Data: 2024
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/17625
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Assunto(s): Ensino à distância; Educação digital; Tecnologias de informação e comunicação (TIC); MOOC; Sustentabilidade ambiental
Descrição
O contínuo desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação (TIC) reorganizaram o modo como vivemos, comunicamos e aprendemos. Para as instituições de ensino superior, as TIC potenciaram o crescimento das modalidades do ensino a distância e a abertura de novos ambientes de aprendizagem, com recurso à educação digital. Como exemplo, os MOOC ganharam protagonismo a partir do movimento da educação aberta, do software livre e da disponibilização de conteúdos abertos e representam ainda uma inovação educativa, que combina e difunde os recursos tecnológicos. O Politécnico de Lisboa, naquela que foi uma iniciativa pioneira, conjunta e multidisciplinar, mobilizou quatro das suas unidades orgânicas (ESCS, ESELx, ESTeSL e ISEL), como o apoio do EaD@IPL – Grupo de Ensino a Distâncias do Politécnico de Lisboa, para a criação do MOOC “Sustentabilidade Ambiental: Mobilizar, Observar e Operacionalizar”, alojado na plataforma NAU – Ensino e Formação Online para Grandes Audiências”.