Autor(es):
Lopes, Carlos ; Antunes, Maria Da Luz ; Sanches, Tatiana
Data: 2024
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/17657
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Assunto(s): Pensamento crítico; Literacia da informação; Desinformação; Estratégias de aprendizagem; Ferramentas; Framework da ACRL; Referencial da ACRL; Ensino superior; Alfabetización informacional; Desinformación; Estrategias de aprendizaje; Herramientas; Marco ACRL; Enseñanza superior
Descrição
Este projeto assenta numa relação de confiança e parceria entre as bibliotecas, os seus profissionais, estudantes e investigadores. O objetivo é combater a dimensão académica e científica do fenómeno da desinformação, desenvolvendo melhores e mais apuradas competências para o estudo, investigação, publicação e divulgação do conhecimento científico. Para tal, serão traduzidos e adaptados instrumentos e ferramentas que melhorem a qualidade do trabalho académico através do reforço de critérios baseados na literacia da informação, quer na seleção da credibilidade das fontes, quer na aferição de critérios de qualidade das publicações científicas, quer na prevenção do plágio e de outras práticas académicas ilícitas.