Document details

Novo campus, novas relações: práticas de acolhimento e integração no ensino superior

Author(s): Andrade, Graça ; Cunha, Olga ; Ferreira, Carolina

Date: 2024

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/21739

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Ensino superior; Mentoria; Tutoria; Aconselhamento; Aprendizagem; Monitorização


Description

O presente documento tem como objetivo abordar os vários tipos de atividades de acolhimento e integração de estudantes de primeiro ano, que são comumente implementadas nas instituições de ensino superior (IES) nacionais e estrangeiras. A necessidade destas atividades insere-se na conceção holística do sistema educativo, em que as IES devem assumir objetivos fora da esfera académica estrita, devendo promover a saúde, o bem-estar psicossocial e o desenvolvimento dos estudantes. Para melhor promover a adaptação dos estudantes ao ensino superior é importante enquadrar este processo na fase de desenvolvimento psicológico em que os estudantes se encontram. A entrada no ensino superior ocorre, para a maioria, no período da adultez emergente, em que o jovem adulto já não se vê como adolescente nem tão pouco como um verdadeiro adulto com as responsabilidades e compromissos que lhe estão associados. Contudo, o processo psicossocial exige que durante esta fase a pessoa seja já capaz de tomar decisões autónomas e assumir responsabilidade sobre si próprio. O percurso académico é exigente no que respeita a estas competências, o que promove o desenvolvimento pessoal dos estudantes, mas pode ser sentida como excessivo por alguns, principalmente no início do seu percurso.

Document Type Book
Language Portuguese
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents