Author(s):
Antunes, Maria Luz ; Lopes, Carlos ; Borges, Maria Manuel
Date: 2024
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/21897
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Competências; Equipas de investigação em saúde; Bibliotecários; Investigadores; Análise qualitativa; Competencias; Equipos de investigación en salud; Análisis cualitativo
Description
Na área da saúde constata-se o crescimento, a renovação e a adaptação de competências por parte do bibliotecário. Objetivo: Identificar as perceções dos investigadores sobre as competências que o bibliotecário da saúde possui e percecionar como podem estas competências representar um contributo válido em ambiente de investigação. Métodos: Abordagem qualitativa assente numa entrevista semiestruturada para uma amostra seletiva e não-probabilística composta por um conjunto de investigadores que representam o universo multidisciplinar das ciências da saúde. Resultados: Foram identificadas três categorias major: 1) as competências reconhecidas ao bibliotecário (estratégias de pesquisa, seleção de bases de dados, métodos de investigação, gestores de referências, artigos de revisão, revisões sistemáticas e meta-análises, disseminação de resultados, bibliometria, diálogo/comunicação, ética profissional); 2) os critérios de seleção de um bibliotecário (experiência profissional e de investigação, conhecimento/proximidade, avaliação prévia de competências, conhecimentos linguísticos, conhecimento do jargão científico, formação académica); e 3) os pontos fortes da colaboração de um bibliotecário em ambiente de investigação (profissional multidisciplinar e interdisciplinar, diálogo/comunicação, validação da pergunta de investigação, robustez das pesquisas, controlo de vocabulários, escrita científica, disseminação de resultados). Conclusões: A colaboração com os investigadores representa uma oportunidade única para a melhoria das competências do bibliotecário da saúde: estimula a formação académica; motiva a participação noutros projetos, grupos e redes, aumentando e articulando a investigação da ciência da informação com outras ciências.
RESUMEN Los bibliotecarios del ámbito de la salud están creciendo, renovando y adaptando sus competencias. Objetivo: Identificar las percepciones de los investigadores sobre las competencias que poseen los bibliotecarios sanitarios y comprender cómo estas competencias pueden aportar una contribución válida en un entorno de investigación. Método: Enfoque cualitativo basado en entrevistas semiestructuradas con una muestra selectiva y no probabilística de investigadores representativos del universo multidisciplinar de las ciencias de la salud. Resultados: Se identificaron tres categorías principales 1) las competencias reconocidas a los bibliotecarios (estrategias de investigación, selección de bases de datos, métodos de investigación, gestores de referencias, artículos de revisión, revisiones sistemáticas y metaanálisis, difusión de resultados, bibliometría, diálogo/comunicación, ética profesional); 2) los criterios de selección de un bibliotecario (experiencia profesional e investigadora, conocimiento/proximidad, evaluación previa de competencias, dominio de idiomas, conocimiento de la jerga científica, formación académica); y 3) los puntos fuertes de la colaboración de un bibliotecario en un entorno de investigación (profesional multidisciplinar e interdisciplinar, diálogo/comunicación, validación de la pregunta de investigación, solidez de las búsquedas, control de vocabularios, redacción científica, difusión de resultados). Conclusiones: La colaboración con investigadores representa una oportunidad única para mejorar las competencias de los bibliotecarios de salud: estimula la formación académica; motiva la participación en otros proyectos, grupos y redes, incrementando y articulando la investigación en ciencias de la información con otras ciencias.