Autor(es):
Lopes, Carlos ; Caballero Mariscal, David ; Antunes, Maria Luz ; Sanches, Tatiana
Data: 2024
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/21898
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Assunto(s): Tecnologias móveis; Ensino superior; Literacia da informação; Investigação qualitativa; COVID-19; Estudo comparativo; Tecnologías móviles; Educación superior; Alfabetización informacional; Investigación cualitativa; Estudio comparativo; Portugal; Espanha
Descrição
Objetivo: Analisar comparativamente as experiências e perceções dos estudantes de Ciências Sociais portugueses e espanhóis sobre a utilização e inclusão das tecnologias móveis nos processos de ensino-aprendizagem e refletir sobre o papel das bibliotecas de ensino superior e dos seus profissionais neste contexto. Método: Metodologia socio-construtiva exploratória de grupos focais, baseada numa amostra de dezoito estudantes finalistas de Psicologia e Educação. Resultados: Os estudantes experimentam lacunas significativas nas suas competências no uso de tecnologias móveis. Percebem limitações atitudinais e tecnológicas nos seus professores. Também existem algumas diferenças de atitudes relativamente à inclusão das tecnologias móveis nos processos de ensino-aprendizagem. Os estudantes espanhóis mostraram melhores competências e os estudantes portugueses um nível mais elevado de autoperceção. Discussão/Conclusões: Decorrente da pandemia destaca-se a necessidade de aproximação estudante-professor e as limitações técnicas de alguns professores, sendo necessária uma mentalidade de abertura a novos dispositivos e ferramentas tecnológicas nos processos de ensino. As instituições académicas, e os bibliotecários em particular, devem esforçar-se por compreender o âmbito e as possibilidades das tecnologias móveis para aumentar a motivação dos estudantes e para adquirir competências de informação. Esta reflexão é uma prioridade na otimização dos processos de ensino-aprendizagem.
RESUMEN Objetivo: Analizar comparativamente las experiencias y percepciones de estudiantes portugueses y españoles de Ciencias Sociales sobre el uso e inclusión de las tecnologías móviles en los procesos de enseñanza-aprendizaje y reflexionar sobre el papel de las bibliotecas de educación superior y sus profesionales en este contexto. Método: Metodología exploratoria de grupos focales socioconstructivos, a partir de una muestra de dieciocho estudiantes de último curso de Psicología y Educación. Resultados: Los estudiantes experimentan importantes carencias en sus competencias en el uso de las tecnologías móviles. Perciben limitaciones actitudinales y tecnológicas en sus profesores. También existen algunas diferencias en las actitudes hacia la inclusión de las tecnologías móviles en los procesos de enseñanza-aprendizaje. Los estudiantes españoles mostraron mejores competencias y los portugueses un mayor nivel de autopercepción. Discusión/Conclusiones: Como consecuencia de la pandemia, destaca la necesidad de acercamiento alumno-profesor y las limitaciones técnicas de algunos profesores, siendo necesaria una mentalidad de apertura a nuevos dispositivos y herramientas tecnológicas en los procesos de enseñanza. Las instituciones académicas, y los bibliotecarios en particular, deben esforzarse por comprender el alcance y las posibilidades de las tecnologías móviles para aumentar la motivación de los estudiantes y adquirir competencias informacionales. Esta reflexión es prioritaria para optimizar los procesos de enseñanza-aprendizaje.