Autor(es):
Lopes, Carlos ; Antunes, Maria Luz ; Sanches, Tatiana
Data: 2025
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/21900
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Assunto(s): Literacia da informação; ACRL Framework; Inteligência artificial; IA; Estratégias pedagógicas; Ensino superior
Descrição
O ensino superior representa um ambiente complexo, exigente e desafiador. Os estudantes desejam ampliar o seu conhecimento e compreensão da informação, necessitando navegar e usar as fontes de informação de forma ética e legal. Em 2023, a tecnologia de IA generativa registou taxas de adoção sem precedentes, tornando a a tecnologia adotada mais rapidamente na história. Assistimos a uma exploração contínua das ferramentas de IA geradoras de impacto potencial e, reconhecendo o seu potencial, dividimo nos entre entusiasmo e escrutínio cauteloso. Devemos avaliar o impacto e as experiências que já existem na implementação destas tecnologias. Questões como enganos, falácias e desinformação podem prejudicar o ensino e formação. Portanto, é vital que a utilização da IA seja feita com cautela e se desenvolvam proteções contra o uso indevido. Existe uma possível resposta ou ajuda proveniente da literacia da informação?