Document details

O porquê da importância do desenvolvimento de competências de literacia da informação no ensino superior? Exemplos com a IA

Author(s): Lopes, Carlos ; Antunes, Maria Luz ; Sanches, Tatiana

Date: 2025

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/21900

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Literacia da informação; ACRL Framework; Inteligência artificial; IA; Estratégias pedagógicas; Ensino superior


Description

O ensino superior representa um ambiente complexo, exigente e desafiador. Os estudantes desejam ampliar o seu conhecimento e compreensão da informação, necessitando navegar e usar as fontes de informação de forma ética e legal. Em 2023, a tecnologia de IA generativa registou taxas de adoção sem precedentes, tornando a a tecnologia adotada mais rapidamente na história. Assistimos a uma exploração contínua das ferramentas de IA geradoras de impacto potencial e, reconhecendo o seu potencial, dividimo nos entre entusiasmo e escrutínio cauteloso. Devemos avaliar o impacto e as experiências que já existem na implementação destas tecnologias. Questões como enganos, falácias e desinformação podem prejudicar o ensino e formação. Portanto, é vital que a utilização da IA seja feita com cautela e se desenvolvam proteções contra o uso indevido. Existe uma possível resposta ou ajuda proveniente da literacia da informação?

Document Type Lecture
Language Portuguese
Contributor(s) RCIPL
CC Licence
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents