Detalhes do Documento

Fundamentos didatológicos para a construção de unidades curriculares integradas

Autor(es): Pais, António

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/2804

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Integração curricular; Unidade didática; Didatologia; Curricular integration; Didactic unit project; Didactological reasoning; Intégration curriculaire; Unité didactique; Didactologie


Descrição

Neste trabalho, com base na análise de diferentes formas de conceber e entender a integração didática na perspetiva curricular portuguesa e da consideração do trinómio didático - globalização da aprendizagem / motivação / ensino e aprendizagem integrados nos primeiros anos de escolaridade –, propomos, do ponto de vista científico - didático, uma reflexão sobre os princípios e fundamentos da sequenciação didática e da construção de unidades didáticas integradoras, com o objetivo de dar contributos significativos para que, desde a formação de professores, se possam criar bases teórico-práticas de definição de percursos de ensino e aprendizagem com potencial efetivo de integração nas dimensões epistemológica e curricular.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) RCIPL
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo