Author(s):
Santos, Margarida Custódio dos ; Grilo, Ana Monteiro ; Andrade, Graça ; Guimarães, Teresa ; Gomes, Ana
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/3120
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Psicologia da saúde; Segurança do doente; Comunicação; Cuidados centrados no doente; Passagem de turno; Equipa de saúde; Health psychology; Patient safety; Communication; Patient‑centered care; Handover; Health team
Description
A segurança do doente constitui um dos grandes desafios dos cuidados de saúde do séc. XXI. O reconhecimento da ocorrência de erros ou acidentes adversos com consequências gravosas para os doentes e para as instituições de saúde, levou, recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) a nomear comissões centradas na identificação de situações de risco e na elaboração de soluções que possam servir de recurso para a prevenção dessas situações. O resultado dos trabalhos destas comissões tornou evidente a importância da comunicação como determinante da qualidade e da segurança na prestação de cuidados. Neste artigo é abordada a problemática da comunicação em saúde e a sua relação com a segurança do doente, identificados problemas e apontadas algumas pistas para a sua prevenção. São especificamente referidos os principais problemas de comunicação entre os profissionais de saúde (nas passagens de turno e nas equipas de saúde) e entre estes profissionais e os doentes.