Author(s):
Menezes, Luís ; Serrazina, Maria De Lurdes ; Fonseca, Lina ; Ribeiro, António ; Rodrigues, Margarida ; Vale, Isabel ; Barbosa, Ana ; Caseiro, Ana ; Martins, Ana ; Loureiro, Cristina ; Fernandes, Fátima ; Veloso, Graciosa ; Gomes, Helena ; Brunheira, Lina ; Almeida, Pedro ; Tempera, Tiago
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/3528
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Conhecimento matemático; Geometria; Formação inicial de professores; Formação inicial de educadores
Description
Este estudo quantitativo tem como objetivo avaliar o desenvolvimento do conhecimento de geometria de mais de duas centenas de estudantes do ensino superior a frequentar o curso de Educação Básica em três ESE. Através de um teste com 21 questões, passado antes e após a formação em Geometria, avaliaram-se os estudantes num conjunto de categorias. Os resultados revelam que, embora os estudantes manifestem conhecimentos de conceitos elementares à partida, com percentagens em torno dos 70%, e evolução nas três escolas, com aumentos médios de 5%, revelam, ainda, aspetos críticos relativos a conceitos básicos contemplados no teste.
ABSTRACT: This quantitative study aims to assess the development of geometry knowledge of over two hundred students attending Basic Education course in three Schools of Education. Through a test with 21 questions, handed over before and after training in Geometry, students are assessed in a set of categories. The results reveal that although students demonstrate knowledge of elementary concepts at the outset, with percentages of success above 70%, and evolution at the three schools, with an average increase of 5%, also reveal critical aspects related to basic concepts covered in the test.