Document details

Conhecimento de geometria de estudantes da licenciatura em Educação Básica

Author(s): Menezes, Luís ; Serrazina, Maria De Lurdes ; Fonseca, Lina ; Ribeiro, António ; Rodrigues, Margarida ; Vale, Isabel ; Barbosa, Ana ; Caseiro, Ana ; Martins, Ana ; Loureiro, Cristina ; Fernandes, Fátima ; Veloso, Graciosa ; Gomes, Helena ; Brunheira, Lina ; Almeida, Pedro ; Tempera, Tiago

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/3528

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Subject(s): Conhecimento matemático; Geometria; Formação inicial de professores; Formação inicial de educadores


Description

Este estudo quantitativo tem como objetivo avaliar o desenvolvimento do conhecimento de geometria de mais de duas centenas de estudantes do ensino superior a frequentar o curso de Educação Básica em três ESE. Através de um teste com 21 questões, passado antes e após a formação em Geometria, avaliaram-se os estudantes num conjunto de categorias. Os resultados revelam que, embora os estudantes manifestem conhecimentos de conceitos elementares à partida, com percentagens em torno dos 70%, e evolução nas três escolas, com aumentos médios de 5%, revelam, ainda, aspetos críticos relativos a conceitos básicos contemplados no teste.

ABSTRACT: This quantitative study aims to assess the development of geometry knowledge of over two hundred students attending Basic Education course in three Schools of Education. Through a test with 21 questions, handed over before and after training in Geometry, students are assessed in a set of categories. The results reveal that although students demonstrate knowledge of elementary concepts at the outset, with percentages of success above 70%, and evolution at the three schools, with an average increase of 5%, also reveal critical aspects related to basic concepts covered in the test.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) RCIPL
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents