Autor(es):
Dionísio, Silvana Alexandra Gonçalves de Neves
Data: 2015
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/6562
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Assunto(s): Marketing; Ecoturismo; Turismo; Estratégia; Ecoturism; Turism; Strategy
Descrição
Mestrado em Controlo de Gestão e dos Negócios
Este estudo aborda dois temas de extrema importância, o ecoturismo em consonância com o marketing mais propriamente as estratégias de marketing. Colocando ambos os termos em prática na realização de um estudo de caso. Na área do marketing, aborda-se da sua origem, história, conceito, entre outros, realizando assim uma preparação teórica para a introdução da temática das estratégias de marketing nas empresas. Essas estratégias são fundamentais para o sucesso de uma empresa, com a estratégia certa a empresa pode garantir o seu sucesso. O turismo e o marketing andam lado a lado, o marketing proporciona uma ferramenta de publicitação e comunicação, sem a qual o turismo não existiria, para além de contribuir para a própria definição do serviço. O ecoturismo é um segmento do turismo, que ao longo dos últimos anos tem vindo a ser considerado como um dos setores mais promissores do turismo a nível mundial. Espera-se assim que o seu crescimento triplique esta década em relação à década passada, gerando inúmeras oportunidades de negócio, colaborando progressivamente para a sustentabilidade da vida na terra, pois o ecoturismo orienta-se por princípios que propõem a preservação dos recursos naturais e culturais, motivando a vertente educacional. O principal interesse da dissertação é compreender quais as estratégias de marketing que devem ser utilizadas para melhorar os resultados das empresas de serviços de ecoturismo e reforçar a sua competitividade. Sendo o marketing uma parte fundamental para o sucesso das empresas nos dias que correm. Foi realizado um estudo de caso, com o objetivo de se compreender qual a estratégia de marketing que mais se adequa às empresas de ecoturismo, para isso foram realizadas algumas entrevistas a diferentes entidades. Foi possível chegar a algumas conclusões, entre as quais, que a estratégia de diferenciação é a mais indicada para as empresas de ecoturismo, que deverá contemplar no seu serviço aspectos das dimensões culturais, educacionais e ambientais.
This study addresses two issues of extreme importance, ecotourism allied with marketing, more properly with marketing strategies. Putting both terms into practice by conducting a case study. In marketing field, we approach its history, concept, etc., thus creating a theoretical groundwork for the introduction of the marketing strategies in companies. These strategies are critical to the success of a company. The right strategy can ensure its success. Tourism and marketing go hand in hand, marketing is the advertising and communication tool, without which tourism does not exist, as well as contribute to the definition of the service. Ecotourism is a tourism segment that over the past years has been regarded as one of the most promising sectors of worldwide tourism. It is expected that its growth triples this decade, generating numerous business opportunities, progressively contributing to the sustainability of life on earth. For ecotourism is guided by the principles of preservation of natural and cultural resources, motivating the education.In conclusion, the main interest of this thesis is to understand which marketing strategies should be used to improve the results of ecotourism service companies and enhance their competitiveness. Marketing being a key part to the success of businesses these days. It conducted a case study in order to understand what is the marketing strategy that best suits in ecotourism companies, for it took place a few interviews to different entities. It was possible to draw some conclusions, including that the differentiation strategy is the most appropriate for ecotourism businesses.