Author(s):
Galrinho, Joana Isabel Mendes
Date: 2014
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/1852
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Subject(s): estágio; formação profissional; matemática; resolução de problemas; ensino exploratório; internship; professional formation; mathematics; problem solving; exploratory teaching
Description
O presente Relatório de Estágio foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico concretizado na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém e integra o percurso de desenvolvimento profissional que o curso proporciona e uma componente investigativa que decorre da prática profissional. A parte I deste relatório respeita às intervenções realizadas nas Práticas de Ensino Supervisionadas em contexto de 1.º e 2.º CEB e a parte II refere-se ao estudo da resolução de problemas no ensino exploratório da Matemática no 2.º CEB, concretizado numa turma do 6.º ano de escolaridade. Esta investigação teve como objetivo identificar o contributo da resolução de problemas para a aprendizagem Matemática dos alunos, no âmbito de uma abordagem de ensino exploratória. Os resultados mostram que os alunos da turma usam diferentes estraté-gias e representações para resolver um mesmo problema, podendo estas situações promover a conexão com temas matemáticos e não matemáticos, e que os momentos de discussão sub-jacentes a um ensino exploratório são fundamentais para o desenvolvimento da capacidade dos alunos de analisar e utilizar estratégias diversificadas e para relacionarem e partilharem diferentes conhecimentos.