Document details

(Des) continuidades educativas entre as unidades de ensino estruturado para crianças com perturbações do espectro do autismo em sala de aula

Author(s): Oliveira, Vera ; Piscalho, Isabel ; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre ; Silva, Francisco

Date: 2017

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/2118

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Subject(s): inclusão; modelo TEACCH; perturbações do espetro do autismo; professor de 1º ciclo do ensino básico; unidades de ensino estruturado; autism spectrum disorders; inclusion; model TEACCH; structured teaching units; teacher of 1st cycle of basic education


Description

Este estudo de caso pretende perceber se existe continuidade educativa entre as Unidades de Ensino Estruturado e as Salas de Aula e de que forma decorre no contexto estudado. Centralmente apresentamos o ensino estruturado – Modelo TEACCH, como forma de intervenção pedagógica para garantir um maior sucesso ao nível do desenvolvimento das crianças portadoras de Perturbações do Espectro do Autismo. Sobre a análise dos resultados obtidos através do método qualitativo, com recurso à aplicação de entrevistas semi-estruturadas em que foram analisadas as perspetivas de três professores do 1.º ciclo do Ensino Básico e da Professora de Educação Especial, foi-nos possível concluir neste estudo que existe comunicação entre os professores titulares de turma e a Professora de Educação Especial, promovendo a continuidade educativa entre as unidades de ensino estruturado para crianças com perturbações do espectro do autismo e a sala de aula.

Document Type Journal article
Language Portuguese
Contributor(s) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Related documents

No related documents