Detalhes do Documento

(Des) continuidades educativas entre as unidades de ensino estruturado para crianças com perturbações do espectro do autismo em sala de aula

Autor(es): Oliveira, Vera ; Piscalho, Isabel ; Galinha, Sónia Maria Gomes Alexandre ; Silva, Francisco

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/2118

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Assunto(s): inclusão; modelo TEACCH; perturbações do espetro do autismo; professor de 1º ciclo do ensino básico; unidades de ensino estruturado; autism spectrum disorders; inclusion; model TEACCH; structured teaching units; teacher of 1st cycle of basic education


Descrição

Este estudo de caso pretende perceber se existe continuidade educativa entre as Unidades de Ensino Estruturado e as Salas de Aula e de que forma decorre no contexto estudado. Centralmente apresentamos o ensino estruturado – Modelo TEACCH, como forma de intervenção pedagógica para garantir um maior sucesso ao nível do desenvolvimento das crianças portadoras de Perturbações do Espectro do Autismo. Sobre a análise dos resultados obtidos através do método qualitativo, com recurso à aplicação de entrevistas semi-estruturadas em que foram analisadas as perspetivas de três professores do 1.º ciclo do Ensino Básico e da Professora de Educação Especial, foi-nos possível concluir neste estudo que existe comunicação entre os professores titulares de turma e a Professora de Educação Especial, promovendo a continuidade educativa entre as unidades de ensino estruturado para crianças com perturbações do espectro do autismo e a sala de aula.

Tipo de Documento Artigo científico
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
mendeley logo

Documentos Relacionados

Não existem documentos relacionados.