Author(s):
Miguel, Mauro
Date: 2017
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.15/2339
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Subject(s): futebol; planeamento; intervenção; avaliação e controlo; carga interna; dinâmica de equipa; football; planning; intervention; evaluation and control; internal load; team dynamic
Description
Resumo No futebol, o treinador e restantes elementos que compõem o staff técnico devem ser reconhecidos pelos processos desenvolvidos e resultados obtidos. É no binómio processo – resultado que devem assentar muitos dos juízos acerca das competências e capacidades destes agentes desportivos. Para alcançar o sucesso (entenda-se desenvolvimento do nível qualitativo dos jogadores e equipa e, simultaneamente, a obtenção dos resultados desportivos pretendidos), os treinadores suportam grande parte da sua ação em três aspetos fundamentais: o planeamento, a respetiva intervenção e o consequente controlo/avaliação. Tendo realizado o Estágio no Sporting Clube Lourinhanense, nos escalões de iniciados sub-15 e séniores, tive a possibilidade de estar envolvido, simultaneamente, no futebol de formação e no futebol de rendimento. Ao controlar a própria aprendizagem foram definidos objetivos que orientassem as atividades e tarefas ao longo da época desportiva – ao nível do planeamento é proposta uma organização metodológica de um microciclo tipo de um fisiologista/preparador-físico; ao nível da intervenção foram desenvolvidos documentos orientadores que fundamentem as decisões técnico-pedagógicas dos treinadores; Quanto ao controlo uma das tarefas diferenciadoras do Estágio foi a monitorização do treino e competição através de um sistema de telemetria que permitiu a obtenção de dados relacionados com a carga interna. Foram ainda realizados alguns testes com intuito de avaliar a aptidão física dos atletas e equipa. Os dois estudos realizados incidiram sobre duas áreas importantes no treino e na competição, a avaliação e controlo e a psicologia. Os resultados das duas investigações, embora díspares, permitiram a medição e avaliação de diversas variáveis que influem sobre o desenvolvimento e rendimento do atleta e da equipa. Os dados obtidos deverão ser alvo de análise e reflexão por parte dos treinadores, estejam envolvidos num contexto de formação ou de rendimento. Em conclusão, o Estágio permitiu o desenvolvimento de inúmeras competências pessoais e profissionais. A concretização desta etapa de formação de um treinador foi mais um passo na procura de um conhecimento que se encontra em constante evolução.