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Planeamento, Intervenção e Controlo do Processo de Treino e Competição em Futebol

Autor(es): Miguel, Mauro

Data: 2017

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/2339

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Assunto(s): futebol; planeamento; intervenção; avaliação e controlo; carga interna; dinâmica de equipa; football; planning; intervention; evaluation and control; internal load; team dynamic


Descrição

Resumo No futebol, o treinador e restantes elementos que compõem o staff técnico devem ser reconhecidos pelos processos desenvolvidos e resultados obtidos. É no binómio processo – resultado que devem assentar muitos dos juízos acerca das competências e capacidades destes agentes desportivos. Para alcançar o sucesso (entenda-se desenvolvimento do nível qualitativo dos jogadores e equipa e, simultaneamente, a obtenção dos resultados desportivos pretendidos), os treinadores suportam grande parte da sua ação em três aspetos fundamentais: o planeamento, a respetiva intervenção e o consequente controlo/avaliação. Tendo realizado o Estágio no Sporting Clube Lourinhanense, nos escalões de iniciados sub-15 e séniores, tive a possibilidade de estar envolvido, simultaneamente, no futebol de formação e no futebol de rendimento. Ao controlar a própria aprendizagem foram definidos objetivos que orientassem as atividades e tarefas ao longo da época desportiva – ao nível do planeamento é proposta uma organização metodológica de um microciclo tipo de um fisiologista/preparador-físico; ao nível da intervenção foram desenvolvidos documentos orientadores que fundamentem as decisões técnico-pedagógicas dos treinadores; Quanto ao controlo uma das tarefas diferenciadoras do Estágio foi a monitorização do treino e competição através de um sistema de telemetria que permitiu a obtenção de dados relacionados com a carga interna. Foram ainda realizados alguns testes com intuito de avaliar a aptidão física dos atletas e equipa. Os dois estudos realizados incidiram sobre duas áreas importantes no treino e na competição, a avaliação e controlo e a psicologia. Os resultados das duas investigações, embora díspares, permitiram a medição e avaliação de diversas variáveis que influem sobre o desenvolvimento e rendimento do atleta e da equipa. Os dados obtidos deverão ser alvo de análise e reflexão por parte dos treinadores, estejam envolvidos num contexto de formação ou de rendimento. Em conclusão, o Estágio permitiu o desenvolvimento de inúmeras competências pessoais e profissionais. A concretização desta etapa de formação de um treinador foi mais um passo na procura de um conhecimento que se encontra em constante evolução.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Licença CC
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