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Conceptualização do Jogador Talento no Futebol, A Perspectiva de diferentes Treinadores e o contributo da Psicologia para a sua operacionalização

Autor(es): Cerqueira, Joana

Data: 2010

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/2397

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Assunto(s): Competências Psicológicas; Excelência Desportiva; Futebol; Jogador Talento; Treinadores


Descrição

A investigação das competências psicológicas associadas ao desempenho no desporto e ao rendimento e sucesso desportivo tem vindo a aumentar de modo esclarecedor nos últimos anos. O objectivo primordial desta investigação, subdividida em três estudos, consistiu na análise e comparação de competências psicológicas entre dois grupos de jogadores de futebol, elite e não elite (Estudo I), com o recurso ao Inventário de Competências Psicológicas no Desporto . No Estudo II, o nosso propósito consistiu em analisar as opiniões dos respectivos treinadores em relação a indicadores de excelência nos jogadores, através de uma entrevista semi-dirigida. O terceiro estudo consistiu no cruzamento e complementaridade dos resultados obtidos no Estudo I e no Estudo II. Participaram nesta investigação um total de 177 jogadores de futebol, com idades compreendidas entre os 13 e os 17 anos (M = 14,95), distribuídos por dois grupos, elite (N = 92) e não-elite (N = 85). Fizeram parte desta investigação os 8 treinadores respectivos de cada escalão avaliado, com idades compreendidas entre os 26 e os 40 anos (M= 32,63). Os resultados obtidos evidenciaram diferenças significativas entre os dois grupos de jogadores para todas as competências psicológicas avaliadas. No grupo elite verificamos que as competências que mais se salientam são a Motivação e Ênfase na Equipa. Para o estudo II, concluímos que são os treinadores de elite que melhor conseguem descriminar e especificar as competências psicológicas. No estudo III, estabeleceram-se relações entre os relatos dos treinadores e as competências psicológicas evidenciadas pelos jogadores, especificamente ao nível da Motivação e Controlo de Ansiedade (Sub 14), Concentração e Preparação Mental (Sub 16); Concentração e Auto-confiança (Sub 17).Por último, os resultados dos três estudos são discutidos nomeadamente ao nível da investigação e avaliação psicológica em contextos desportivos.

Tipo de Documento Dissertação de mestrado
Idioma Português
Contribuidor(es) Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
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