Autor(es):
Seixas, Sónia Raquel Pereira Malta Marruaz ; Fernandes, Luís ; Morais, Tito
Data: 2016
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/3377
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Assunto(s): bullying; cyberbullying; escola; saúde; school; health
Descrição
Já muito se sabe sobre o fenómeno bullying, sua caracterização, diferentes manifestações e tipos de comportamentos, implicações biopsicossociais, papéis desempenhados, entre outros aspetos. Mais recentemente, com a evolução tecnológica e a proliferação de dispositivos digitais, tem-se assistido progressivamente a novas e preocupantes manifestações de comportamentos de bullying, um fenómeno comummente conhecido como cyberbullying. A presente comunicação procura caracterizar, diferenciar e comparar ambos os fenómenos, enquadrando o cyberbullying nas novas e diferentes formas de comunicação tão típicas desta nova geração de nativos digitais. Esta diferenciação parte das características da comunicação mediada pelo écran, tão diferente das formas de comunicação presenciais e cujas implicações se associam frequentemente a riscos sociais. Serão ainda discutidas repercussões do envolvimento em comportamentos de bullying e de cyberbullying.